
Deputado Joel busca destacar qualidade do calçado gaúcho (Foto: Divulgação)
Tradição, empregos e, agora, selo de qualidade. Foi lançado nesta terça-feira (25), oficialmente, o selo DRGS – Desenvolvido no Rio Grande do Sul, na Assembleia Legislativa. A marca estará a partir de agora estampada nas caixas de sapatos e etiquetas dos calçados desenvolvidos em solo gaúcho.
“Os sapatos produzidos aqui têm reconhecimento internacional pela qualidade, e o selo vai justamente no sentido de agregar ainda mais valor ao produto. O setor faz parte do motor da economia gaúcha. São mais de 1.700 CNPJs que empregam mais de 300 mil pessoas de forma direta ou indireta”, destacou o deputado estadual Joel Wilhelm, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista.
O selo foi criado pelo Sindicato da Indústria de Calçados do Rio Grande do Sul (SICERGS), que tem como presidente Renato Klein, idealista da iniciativa. “Em momentos de desafios, a união e a solidariedade nos inspiraram a concretizar esse sonho, que é o Selo Desenvolvido no Rio Grande do Sul”, declarou ele. O empresário Clóvis Tramontina, vice-presidente da FIERGS, ressaltou a força da indústria gaúcha. “Esse selo é um marco. Daqui pra frente não devemos mais falar de enchente. Precisamos falar do futuro, de prosperidade”, comentou.
A Abicalçados deu ênfase aos números que envolvem o setor: mais de 32 milhões de pares exportados em 2024, que movimentaram 485 milhões de dólares. Hoje, existem fábricas em cerca 130 municípios gaúchos. O deputado Joel ressaltou ainda que seguirá trabalhando para melhorar o ambiente de negócios e relembrou que em 2023 foi assinado pelo governador Eduardo Leite o decreto 57.222, que garantiu para o setor a diminuição do ICMS de 12% para 3%.
O evento ocorreu no salão Júlio de Castilhos, na Assembleia, que ficou lotado com a presença de diversos empresários e lideranças do setor, deputados, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das regiões dos Vales do Sinos e Paranhana.