
(Divulgação)
Entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro, Dois Irmãos estará engajada na Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O evento organizado pela administração municipal, Coordenadoria da Mulher e Conselho Municipal das Mulheres tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a violência baseada no gênero e convocar todos a se comprometerem com a luta pelo fim desse problema.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Claudete Fritzen, destacou a importância da campanha e ressaltou a existência de uma rede de apoio para as mulheres vítimas de violência em Dois Irmãos. “A programação visa promover uma reflexão sobre a necessidade de não violentar as mulheres, seja fisicamente ou psicologicamente. Infelizmente, a violência contra as mulheres ainda é uma realidade em nossa cidade”, afirmou.
A campanha contará com uma série de eventos e atividades, abordando diversos aspectos relacionados à violência de gênero. Haverá conversas com especialistas, bate-papos educativos, ações nas escolas e nas unidades básica de saúde, além de assistência jurídica.
PROGRAMAÇÃO
A abertura ocorre na segunda-feira (25), às 18h30, na Câmara de Vereadores, em uma conversa com o delegado Felipe Borba sobre os impactos psicológicos da violência de gênero e a necessidade de apoio às mulheres vítimas. Ele também abordará o tema em encontros na Escola Estadual Técnica Affonso Wolf, nos dias 26 e 27 de novembro, às 20h.
Outra atividades será bate-papo com Fernanda Ponne, abordando a temática “Letras que falam: a música induzindo e validando a violência de gênero”. Serão quatro encontros: no dia 26 na UBS São Miguel (8h), no CAPS (13h30) e na UBS São João (18h); e no dia 2 de dezembro na UBS Navegantes (18h).
Além disso, no 27, das 11h às 15h, haverá assistência jurídica gratuita e distribuição de cartilhas com o tema “A mulher e o direito de viver sem violência”, na Praça Algemiro Fleck; no dia 4 de dezembro, às 12h, bate-papo com Soldado Bernardes, abordando a tema “Violência doméstica”, na Radio Visão de Dois Irmãos; e no dia 5, às 14h, bate-papo com Rosa Maria Diniz da Silva, abordando a tema “Dependência cultural da mulher”, na Praça CEU.