
Bernardo de Mello trabalha na Usaflex e Roberto Frohlich, no Imec
Um dos grandes desafios das pessoas com deficiência é a inserção no mercado de trabalho. Em Dois Irmãos, uma das iniciativas que busca colaborar com este movimento é o Programa de Promoção e Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no Mercado de Trabalho, desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
De acordo com a assistente social Joelma Brandt, que coordena o programa ao lado da psicóloga Edinéia Caldato, atualmente 21 usuários/pacientes da APAE do município, a partir dos 18 anos, estão cadastrados e 19 já estão empregados em seis empresas parceiras: Pegada, Wirth, Usaflex, Supermercados Imec e Lojas Pompéia, em Dois Irmãos, e na CBC Couros, em Novo Hamburgo. Dos 19, seis trabalham o dia todo, enquanto os demais atuam em meio turno. Segundo Joelma, a carga horária depende das possibilidades e vontade de cada usuário/paciente.
Conforme Joelma, antes da criação do programa, a APAE já trabalhava para inserir os usuários/pacientes no mercado de trabalho, porém, não realizava o acompanhamento do dia a dia deles dentro das empresas. “Antes fazíamos apenas a inclusão; agora acompanhamos o desempenho deles e temos encontros semanais para conversar sobre o trabalho e as demandas”, destaca a assistente social.
Leia mais na edição impressa e na digital.