
Fonte: Folhapress / GaúchaZH
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta quarta-feira (25) que está trabalhando junto ao Cebraspe para realizar o ressarcimento dos valores pagos pelas inscrições para o Censo 2020, que foi adiado por causa da pandemia do coronavírus. A promessa é que a quantia desembolsada pelos participantes será devolvida com a maior brevidade possível – a data prevista é 18 de maio. O IBGE disse que vai receber do Cebraspe as informações cadastrais de cada um dos pagantes para em seguida efetivar o reembolso de maneira integral.
O instituto havia aberto no último dia 5 de março inscrições para dois processos seletivos, nas vagas de agentes censitários municipais/supervisores e recenseadores. A taxa ficava em R$ 35,80 para a primeira função e R$ 23,61 para a segunda.
Censo ficou para 2021
O IBGE já havia anunciado, na semana passada, o adiamento do Censo para 2021. A suspensão das coletas de dados em domicílio foi solicitada pela Assibge, sindicato que reúne os funcionários do instituto para evitar riscos de contágios pelo novo coronavírus. “De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, o próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021”, afirmou o instituto.