Com falta de efetivo, quartel dos bombeiros está fechado em Dois Irmãos

25/01/2022
Há apenas um militar para atender ao telefone. Subcomandante-Geral dos Bombeiros garante que situação deve ser resolvida ainda hoje

Há apenas um militar para atender ao telefone. Subcomandante-Geral dos Bombeiros garante que situação deve ser resolvida ainda hoje

Desde as 8h desta terça-feira (25), o quartel do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos está fechado para atendimento de ocorrência. O motivo é a falta de efetivo. Há apenas um militar de serviço para atender as ligações. Em caso de ocorrências, o município deverá solicitar apoio da unidade mais próxima, que é Ivoti.

Segundo informações, já na semana passada autoridades haviam sido alertadas sobre o risco de fechamento do quartel. Para que isso não ocorresse, o Corpo de Bombeiros do município solicitou apoio de efetivo ou suplementação de R$ 9.266,81, valor correspondente a 266 horas extras. Porém, não receberam nem um nem outro, e na noite desta segunda-feira (24) foi confirmada a informação de que o quartel estaria fechado temporariamente, de 26 a 31 de janeiro.

 

Em contato no dia 21 de janeiro, deputado Issur afirma que

Subcomandante-Geral garantiu que quartel permaneceria aberto

Na manhã desta terça, o deputado estadual Issur Koch (PP) entrou em contato com o Jornal Dois Irmãos, demonstrando indignação com a situação. Ele relata que soube da possibilidade de fechamento na quinta-feira passada, dia 20, através de Carlos Alberto Klein, presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) do município, e que na manhã seguinte entrou em contato com o Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Otávio Polita Filho.

– Relatei a situação e ele disse que conversaria com o Tenente-coronel Mauricio Ferro Corrêa (comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar). Depois retornou e afirmou que o quartel permaneceria aberto – destaca Issur, que alega ter sido pego de surpresa com o fechamento na manhã de hoje.

Segundo ele, já foi feito contato com o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, pedindo que interceda na situação.

 

Subcomandante-Geral garante que

situação será revolvida ainda hoje

Por ligação, o Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Otávio Polita Filho, conversou com o JDI na manhã desta terça e garantiu que serão enviadas horas extras ainda hoje, possibilitando a reabertura do quartel de Dois Irmãos. Segundo ele, o assunto havia sido tratado no final da semana passada, e houve garantia de que não ocorreria o fechamento.

– Já fiz contato com Departamento Administrativo para verificar o que houve. Não era o que tínhamos ajustado com relação ao fechamento do quartel. Não haveria necessidade de fechamento – disse ele, garantindo que a instituição tem condições de remanejar horas extras para evitar o fechamento. – Hoje, durante o dia, esta situação será sanada. A comunidade de Dois Irmãos pode ficar tranquila.

Sobre a falta de efetivo, o Coronel Polita destaca que o Estado está enfrentando um problema sério de queimadas, o que vem exigindo o emprego de muitos militares. Ele também reforça que um terço do efetivo do Corpo de Bombeiros está atuando no Litoral, visando garantir a segurança das pessoas que seguem para as praias para aproveitar as férias anuais.

 

(Foto: Octacílio Freitas Dias)


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela