
Com a ajuda do marido, Terezinha cuida da horta no pátio de casa
Desde cedo ajudando os pais na agricultura, dona Terezinha Becker viveu boa parte da infância se dividindo entre os estudos e o plantio e colheita de frutas, verduras e legumes nas terras da família, na cidade de Sapiranga. Hoje, aos 74 anos de idade, a professora aposentada usa todos estes ensinamentos para cuidar da horta cultivada no quintal de casa, no Travessão Rübenich, em Dois Irmãos.
Da rua Alberto Rübenich, é possível avistar as hortaliças, cuidadas com muito esmero por dona Terezinha e o marido Hugo Becker, 73 anos. “Todos os dias, na parte da tarde, dedico um tempo para cuidar da horta”, conta Terezinha, ponderando que em dias de sol muito quente, o cuidado é redobrado em razão da saúde. Despendendo carinho e dedicação diários, tudo o que é colhido pelo casal é compartilhado com os familiares e vizinhos. “Não precisamos comprar nada de legumes e verduras no mercado, praticamente”, diz ela.
Na horta, há temperos como cheirinho verde, salsa, manjericão, manjerona, alecrim, orégano, sálvia. Também tem couve, espinafre, beterraba, alho, cebola, brócolis, cenoura, pepino, feijão, chuchu, além de frutas como laranja, bergamota, caqui. “Começamos a plantar aipim também”, conta Terezinha, orgulhosa da horta. “Todos os dias, abro a janela do quarto de manhã cedo e olho para nossa horta. Ela está linda. Sempre brinco que está sorrindo para nós”, conta a moradora, garantindo que isso se deve ao cuidado que ela e o marido tem com este espaço da propriedade. “O segredo está no cuidado. É uma satisfação poder compartilhar o que colhemos aqui com as pessoas que estão perto de nós”, completa. Além dos alimentos, flores e chás também estão espalhados ao redor do pátio.
Da janela do quarto, Terezinha olha, orgulhosa, para os alimentos cultivados por eles
Grande variedade de verduras e legumes é cultivada pelo casal e distribuída entre família e vizinhos