
Cecília Graeff atende a 88 crianças de 2 a 5 anos
Fundada em 17 de junho de 2017, a Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Graeff atende a 88 crianças dos 2 aos 5 anos de idade. A maioria delas frequenta o espaço em turno integral, das 6h30 às 18h, participando também de atividades extras, como ginástica artística e dança alemã.
Localizada no bairro Centro, tem como diretora a educadora Morgana Engelmann, que atua na direção ao lado da Coordenadora Pedagógica Cristina Oliveira. O grupo de professores é formado por 12 profissionais. Além deles, a escola conta com seis atendentes, três serventes e duas oficineiras.
O espaço físico conta com seis salas de aula, brinquedoteca, sala de artes, biblioteca, sala de professores, cozinha e refeitório, sala corpo e movimento, sala de construções, dois saguões de múltiplo uso e secretaria.
As crianças também têm à disposição um pátio lindo, com árvores e muito espaço para várias brincadeiras ao ar livre.
“Nada sem alegria”
De acordo com a diretora Morgana, a escola adotou como lema a frase “Nada sem alegria”, do educador italiano Loris Malaguzzi. “Acreditamos que a escola é um lugar de troca, de vivência, de exploração, de pesquisa, de descoberta, de aprendizagem, de inclusão, de cooperação, de construção e, sim, de alegria. As conquistas são comemoradas e os desafios superados de forma coletiva e individual, respeitando o tempo e as particularidades de cada um”, destaca, ressaltando que o “olhar atento e a escuta ativa do professor para cada criança, bem como para o grupo, embasam o planejamento de propostas que sejam significativas, resultando no desenvolvimento de competências de forma lúdica, divertida e prazerosa”.
Morgana reforça, também, o esforço para criar um ambiente que estimule o desenvolvimento das crianças. Segundo ela, “a construção/organização de espaços planejados e pensados para e com as crianças de acordo com suas curiosidades e necessidades” visa “estimulá-las a descobrir-se capaz de elaborar hipóteses e descobertas, através do brincar”.
Escola reforça objetivos a partir do Projeto Político Pedagógico (PPP)
Segundo a escola, a equipe busca, através do seu Projeto Político Pedagógico (PPP), o pleno desenvolvimento dos alunos. “Almeja-se que a criança ao final da etapa da educação infantil tenha sua autonomia desenvolvida, que expresse suas preferências, desejos e desagrados. Compreenda os espaços, tempos e importância dos momentos da rotina. Reconheça-se como ser individual que faz parte de um coletivo, que interage e dialoga com seus pares, contribuindo e ouvindo diferentes opiniões, criando soluções dentro de suas individualidades. Que seja capaz de se expressar oralmente, corporalmente e artisticamente. Que leve consigo a alegria de viver, brincar e compartilhar com seus pares, percebendo que nos grupos somos diferentes, mas cada qual com seu potencial e importância. Que tenha o prazer de ouvir e contar histórias, que as imagens levem à criação e agucem a imaginação, e as letras e números façam parte do cotidiano como uma forma de comunicação.”
A EMEI Cecília Graeff também destaca a importância da parceria entre família e escola ao longo deste processo. “Educar, cuidar e ensinar é um processo contínuo na Educação Infantil, sendo a relação de apoio e parceria, família e escola, essencial para o desenvolvimento integral da criança”, completa Morgana.
Ex-diretores:
Thays Rockenbach Auler (2017 a 2024)
(Matéria publicada no Especial Morro Reuter – 33 anos de emancipação)