
Felipe Schaumloeffel e João Carlos Meyrer, da Funerária Schaumloeffel / Sandra Maidana e Rodrigo Zannin, da Funerária Dois Irmãos
Nos dias 16 e 17 de março, em Passo Fundo, ocorreu o Congresso das Urnas Rigon, com representantes de empresas funerárias de todo o Brasil trocando experiências, palestras com especialistas no ramo e demonstração de inovações no setor. Participaram a Funerária Schaumloeffel e a Funerária Dois Irmãos, com o intuito de buscar aprimorar os serviços e trazer mais novidades para a população de Dois Irmãos.
A empresa Urnas Rigon é fabricante de urnas, mas ensina que o ramo funerário vai muito além de vender urnas, pois o falecimento de um familiar se trata de um dos momentos mais importantes, portanto merece um atendimento humanizado. “Antigamente apenas vendiam as urnas e hoje damos um apoio tanto estrutural quanto emocional para as famílias”, comenta o administrador da Funerária Dois Irmãos, Rodrigo Zannin.
Exemplos de atendimento humanizado acontecem em ambas funerárias. Na Funerária Schaumloeffel, é lido um texto em homenagem aos familiares, assim como ao ente falecido, e acontece uma chuva de pétalas de rosas para trazer leveza em um momento que é naturalmente pesado. A Funerária Dois Irmãos também realiza esse tipo de cerimônia e possui duas capelas próprias junto a empresa, possibilitando um amparo e um conforto maior durante todo o processo do velório. “Estamos sempre em busca de nos aprimorarmos e passar sempre algo melhor para os clientes. Temos mais cursos em vista que queremos fazer”, diz Sandra Maidana, da Funerária Dois Irmãos.
Durante o congresso, Felipe Schaumloeffel, da Funerária Schaumloeffel, teve contato com óculos de realidade virtual e possui a pretensão de no futuro poder simular o ambiente e levar a empresa até o cliente, com a possibilidade de escolha de urnas no conforto de casa. “Se a funerária vai até em casa, a pessoa pode ficar em um ambiente em que se sente confortável para realizar as escolhas”, conclui.