
Ele está em Dois Irmãos desde 1º de dezembro de 2010
Bombeiro Militar há 15 anos, o soldado Nérisson Lenhardt Wesz, de 39 anos, é o militar mais antigo do quartel de Dois Irmãos. Faz parte do efetivo desde o dia 1º de dezembro de 2010. Natural de Porto Xavier, também atuou como bombeiro militar nas cidades de Porto Alegre e Gramado.
Nestes 14 anos em Dois Irmãos, o soldado já atendeu inúmeras ocorrências e recorda de um grave acidente de trânsito ocorrido na manhã de 3 de março de 2012, na BR-116, em Morro Reuter, onde um caminhão colidiu frontalmente contra um carro (foto abaixo). Uma mulher de 25 anos morreu ainda no local. A filha dela, na época com 8 anos, e o marido, na época com 30 anos, sobreviveram. “Essa ocorrência vem sempre à minha memória”, diz o soldado, comentando que se tornou ainda mais sensível às ocorrências envolvendo crianças depois que se tornou pai. “É inevitável; essas ocorrências mexem com a gente”, diz ele, contando que durante o atendimento da ocorrência é preciso agir com a razão para salvar vidas, mas, após o término, a emoção é inevitável.
Parte da história do quartel, o soldado destaca o amor pela profissão. “Gosto muito do que faço. Estamos prestando um serviço à comunidade. Somos acionados em situação de dificuldade, às vezes somos o último recurso da pessoa. Vamos ao nosso limite físico e mental, damos o máximo de nós para salvar uma vida”, completa.