
(Fotos: Divulgação / PMDI)
Na semana passada foi dado um importante passo para o nascimento da terceira cooperativa escolar da rede municipal de Dois Irmãos. Estudantes do 6º ao 9º ano da escola municipal Felippe Wendling (Bela Vista), ao lado de professores e da equipe diretiva, tiveram um encontro de mobilização com integrantes da COOPERHANSEN, da escola municipal Albano Hansen (Travessão).
– O objetivo do encontro foi compartilhar a experiência dos estudantes da Albano, que lançaram no ano passado a segunda cooperativa escolar, entres as instituições municipais de educação. A mobilização foi acompanhada pela secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, pela Coordenadora dos Programas Escolares da educação municipal, Rejani Butzen, e pela assessora pedagógica do Programa Cooperativas Escolares da Sicredi Pioneira, Synara Kehl. Rejani realizou a acolhida dos presentes, ressaltando que o programa amplia as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes. Pela Sicredi Pioneira, Synara, detalhou os objetivos da cooperativa escolar, os pilares e os procedimentos para o desenvolvimento e adesão ao programa. Os estudantes associados da COOPERHANSEN conversaram sobre o processo e sobre os benefícios de integrar uma cooperativa escolar e realizaram a entrega do jogo Cooperlândia aos estudantes da Felippe, simbolizando o compartilhamento da experiência. A diretora da escola, Cassiane Lener de Souza, frisou que a equipe gestora e o professor orientador já participaram de formações para adesão ao programa e também revelou a expectativa positiva com a criação da Cooperativa Escolar na Felippe, pois acredita que o programa trará benefícios para os estudantes e a comunidade escolar – diz a nota divulgada pela administração municipal.
A secretária de Educação comemorou o avanço das cooperativas escolares no município.
– As cooperativas escolares são muito positivas, e não vai ser diferente na Felippe, assim como para a comunidade e para Dois Irmãos como um todo. Acreditamos que todos os estudantes são protagonistas de uma forma positiva dentro de sua comunidade, e o cooperativismo vai ajudar a termos pessoas mais capacitadas em todas as áreas – declarou Denise.