
Dra. Michelle fazendo sessão de acupuntura na Brigitty
A acupuntura é uma especialidade que tem origem na medicina tradicional chinesa. Ela pode ser usada não somente como tratamento para humanos, mas para animais como cães, gatos e cavalos, entre outros. Nessa terapia, agulhas finas são inseridas em pontos específicos do corpo de paciente.
Em relação à dor na aplicação, a especialista afirma que alguns pacientes se sentem incomodados, mas que ao longo do processo de agulhamento, o corpo produz substâncias que promovem relaxamento e o animal se acalma. Mas caso o pet esteja muito agitado, os pontos podem ser estimulados pelo uso de calor, laser e até massagem. A terapia pode ser utilizada para controle de dores crônicas, sequelas de doenças infecciosas como a Cinomose, doenças neuromusculares (paralisias) e osteomusculares, além de problemas comportamentais. Os benefícios são muitos, principalmente quando associada aos tratamentos convencionais.
A médica veterinária da Doctorvet, Michelle Elias Peres, conta como o tratamento auxiliou alguns de seus pacientes. “O primeiro gato que atendi tinha 19 anos, com doença renal crônica e agressividade. Ao longo do tratamento, ele teve uma melhora considerável no quadro clínico e no comportamento, ficando mais calmo e aceitando carinho dos tutores e meus. Teve qualidade de vida até seus últimos dias. Outro caso foi de um cão tetraplégico que voltou a caminhar após seis meses de tratamento. Isso trouxe a certeza que a acupuntura é algo realmente bom para os animais”, explica ela.
O dono do animal acompanha a sessão, que dura em torno de 50 minutos. A veterinária explica que geralmente o tratamento consiste em no mínimo três sessões, mas cada caso deve ser avaliado individualmente. Quem tiver interesse em prover mais bem-estar para seu pet, pode agendar uma consulta do a Dra. Michelle diretamente pelo telefone da DoctorVet: (51) 3564-3747.