
(Fotos: Divulgação / PMMR)
Uma frutinha nativa no norte da Europa está sendo produzida com sucesso nas terras de Morro Reuter. O mirtilo, pequeno no tamanho, mas grande no sabor, colorido e valor nutricional, é conhecido como a fruta da longevidade – rico em antioxidantes, ferro, cálcio, potássio, entre outros – e está sendo produzido pela família formada por José Cássio, Tatiane e Lorenzzo Simfronio.
Em uma privilegiada área de quatro hectares na localidade de Walachai, se avistam dois mil pés de mirtilo hoje na fase da primeira colheita, frutos de um projeto em planejamento desde 2018 e tornado realidade em 2020. Desde então, a paixão pelo cultivo só aumenta. O fruto tem conquistado o mercado consumidor e já marca presença na gastronomia local, até mesmo se tornou ingrediente de uma cerveja da região.
A prefeita Carla Chamorro, o vice-prefeito Airton Bohn e a secretária de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Sônia Feldmann, visitaram a propriedade da família na terça-feira, dia 20, e puderam conferir de perto os pés prontos para a colheita.