
(Foto: Arquivo JDI)
A estação mais fria do ano, que chegou ao Hemisfério Sul às 00h32min desta segunda-feira (21), começou com instabilidade em grande parte do Rio Grande do Sul. O motivo, segundo a Somar Meteorologia, é o avanço de uma frente fria pela costa gaúcha, em conjunto com um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai. O frio continua predominando em todas as áreas. Os termômetros não passaram dos 20°C no Estado.
Na terça-feira (22), a frente fria se afasta do Estado, mas os ventos úmidos que sopram do oceano contra a costa ainda deixam o tempo instável no Litoral, onde pode chover fraco a qualquer hora do dia, intercalando com períodos de céu nublado. Na Serra e na Região Metropolitana, pode chuviscar pela manhã. Nas demais áreas do Estado, o tempo fica firme o dia todo. Em Dois Irmãos, a variação térmica fica entre 11°C e 17°C.
Julho mais chuvoso
O período dentro dos primeiros 30 dias promete ser chuvoso, com acumulados acima da média nas regiões Sul e Leste do Rio Grande do Sul, onde costuma chover entre 100mm e 150mm, por conta de frentes frias que cruzarão essas duas regiões rumo ao Oceano Atlântico. Em agosto, as chuvas diminuirão de forma geral, ficando na média (que é de 50mm a 100mm na Fronteira Oeste e de 100m a 150mm no restante do Estado) e até abaixo dela.
Agosto mais gelado
O mês de julho terá temperaturas mínimas acima da média no Estado, que costumam ficar entre 6°C e 12°C, dependendo da região. Já as máximas ficarão abaixo da média. O frio mais intenso, que poderá vir acompanhado de geada forte, deve ocorrer em agosto, quando as temperaturas mínimas ficarão até 3°C abaixo da média. O mês estará mais seco, mais frio e com episódios seguidos de geada. O inverno se estende até as 16h21min de 22 de setembro.