
Ela também responde pela Secretaria de Educação
Morro Reuter completou 33 anos de emancipação nesta quinta-feira, dia 20 de março. A cidade tem 6.029 habitantes, conforme dados do IBGE 2022, e é destaque em diversos setores, como educação, cultura e gastronomia.
Em entrevista ao Jornal Dois Irmãos, a vice-prefeita e secretária de Educação, Sônia Feldmann destaca a importância da leitura para Morro Reuter, avalia a educação na cidade e também comenta sobre os desafios na educação.
Como avalia a educação em Morro Reuter?
Sônia – Morro Reuter tem se destacado positivamente na educação básica, ofertando uma educação pública de qualidade, feita a muitas mãos, com profissionalismo e comprometimento, implementação de jornadas escolares, investimentos nas escolas, formação continuada dos profissionais da rede, sendo que, o resultado se dá através de indicadores, como o IDEB, taxas de aprovação, reprovação e evasão.
Qual a principal característica da educação no município?
Sônia – A educação no município de Morro Reuter é marcada pela valorização da leitura e compromisso contínuo com a formação de leitores.
Qual a expectativa para este ano letivo?
Sônia – A expectativa para este ano letivo é estar focada em garantir uma educação de qualidade, promover melhorias no ensino, investir na formação dos profissionais da educação e garantir um ambiente escolar acolhedor e estruturado para os alunos e profissionais da educação.
Quais os principais objetivos da educação para os próximos quatro anos?
Sônia – Qualificar a rede de ensino através da valorização dos profissionais da educação e do desenvolvimento de ações que promovam a aprendizagem e a inclusão de todos os estudantes do nosso município.
Quais os principais desafios da educação?
Sônia – Integração das novas tecnologias nos espaços escolares, manter bons índices das avaliações externas e a manutenção de uma unidade metodológica de rede.
Quais as iniciativas do município para dar suporte aos alunos de inclusão?
Sônia – Formação continuada a todos os profissionais da educação;
– Profissionais de apoio a todos os alunos que necessitam de atendimento especializado;
– Equipe multidisciplinar especializada no NAE (Núcleo de Atendimento Especializado);
– Atendimento educacional especializado em todas as escolas de educação infantil e ensino fundamental- AEE;
– Reuniões sistemáticas com a rede de apoio, integradas pela Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Assistência Social, Conselho Tutelar, COMDICA, rede municipal e estadual de ensino;
– Adaptação curricular individualizada para todos os alunos público-alvo da educação especial que necessitam;
– Parceria com a Secretaria de Saúde para atendimento com os profissionais da área da saúde.