
(Foto: Divulgação / PMMR)
Parte do que se paga de Imposto de Renda pode ser destinada a uma das nove entidades que atendem crianças e adolescentes em Morro Reuter e se encontram em pleno e regular funcionamento junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). O prazo para entrega da declaração se encerra em 31 de maio e, até lá, é possível indicar alguma destas entidades para receber 3% do imposto.
O recurso é destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDICA) que o distribui às entidades. Esta contribuição é muito importante, pois ajuda crianças a terem uma infância e um futuro melhor. Em 2022, cada entidade recebeu R$ 4.800,00 que puderam ser empregados em seus projetos.
Como contribuir?
– Pessoas físicas: Até 3% do IR devido, quando as doações são feitas diretamente na declaração de ajuste anual. Pessoas físicas que declaram seu imposto de renda pelo formulário simplificado NÃO podem fazer dedução.
– Pessoas jurídicas: É necessário que a declaração seja através do Lucro Real. Pode destinar até 1% do IR devido.
ONDE CADA ENTIDADE INVESTIU NO ANO PASSADO
– Escola Cecília Graeff – Ensino de dança alemã e investimento na sala de jogos
– Escola Dom Bosco – Projeto “Qualificando o brincar na Educação Infantil” – aquisição de materiais e brinquedos, especialmente heurísticos
– Escola Edvino Bervian – Projeto de informática
– Escola Francisco Weiler – Projeto de robótica
– Escola Rui Barbosa – Passeios culturais pela região, RS e Sul do Brasil, para crianças e adolescentes
– Escola Tiradentes – Passeios culturais pela região, RS e Sul do Brasil para crianças e adolescentes
– FADI – Centro de Educação Infantil (Unidade Gente Miúda) – Aquisição de brinquedos
– Centro de Tradições Gaúchas Garrão da Serra – Aquisição de indumentária para as aulas de dança
– Escola Estadual João Wagner – Projeto de robótica