
(Fotos: Divulgação / Diocese)
No último dia 29 de dezembro, as dioceses do mundo inteiro realizaram a abertura do ano jubilar, após o Papa Francisco realizar a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, em Roma, no dia 24 de dezembro.
Na Diocese de Novo Hamburgo, da qual fazem parte as paróquias de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval, a celebração aconteceu de forma grandiosa, com a participação de muitos fieis, dentre eles leigos, religiosos e membros do clero. A celebração iniciou na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Novo Hamburgo. O bispo Dom João Francisco Salm celebrou, ainda ali, os ritos inicias, com o anúncio do ano santo, uma breve explicação sobre o tema, dando procedimento à peregrinação.
Caminhando, os fiéis percorreram as ruas do bairro Hamburgo Velho até o Centro, cantando, rezando, entoando o Hino do Ano Jubilar e chegando à Catedral São Luiz Gonzaga, onde a celebração continuou, com a adição de pessoas que aguardavam a chegada dos peregrinos dentro da Igreja. Jubilosos, todos seguiram rezando, alguns aproveitando os confessores para o Sacramento da Reconciliação.
No fim da missa, o bispo abençoou seis quadros representativos da unidade diocesana em torno do Jubileu Peregrinos de Esperança, e enviou às seis áreas pastorais da diocese, através de seus representantes.
– Foi um momento de reflexão e união, onde buscamos fortalecer nossos corações e renovar nosso compromisso com o Evangelho. Neste encontro, fomos convidados a refletir sobre nossas atitudes e a missão de ser esperança para os outros. Em um mundo marcado pela dor e pela incerteza, somos chamados a ser portadores da luz de Cristo, levando sua mensagem de amor e misericórdia a todos, especialmente aos mais necessitados. A esperança que Cristo nos oferece é uma esperança viva, que ilumina nosso caminho e nos impulsiona a agir com generosidade. Neste tempo de preparação, nos comprometemos a ser instrumentos de transformação e a espalhar a luz do amor de Deus em nosso mundo – diz a nota divulgada pela Diocese de Novo Hamburgo.
SAIBA MAIS
O Jubileu de 2025 promete ser um marco histórico para os fiéis católicos de todo o mundo. Celebrado a cada 25 anos, a iniciativa reúne milhares de pessoas para um tempo de renovação espiritual, perdão e peregrinação. O Papa Francisco convocou oficialmente o Jubileu de 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança”, para convidar os fiéis a uma jornada de fé, oração e reconciliação. A seguir, destacamos os principais eventos que ocorrerão durante esse período de celebração.
O Jubileu 2025 começou oficialmente com uma missa de abertura no final de 2024. A cerimônia ocorreu em Roma, na Praça de São Pedro, e foi presidida pelo Papa Francisco. Este momento marcou o início de uma jornada de reflexão e penitência para os católicos ao redor do mundo, sendo a primeira grande oportunidade para os fiéis participarem do Ano Santo.
Durante o Jubileu, a Igreja Católica abre as Portas Santas das basílicas romanas, como São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros. A tradição de atravessar a Porta Santa é um símbolo de penitência e renovação espiritual. Espera-se que milhões de peregrinos, de diversas partes do mundo, se desloquem a Roma para atravessar essas portas e receber a indulgência plenária, um dos principais objetivos do Jubileu.
(Fonte: CNBB)