Picada por uma aranha, moradora pede ajuda para realizar tratamento

18/02/2025
Rejane Frank

Rejane Frank

Há mais de quatro meses, a moradora de Dois Irmãos Rejane Frank, 37 anos, está tratando uma picada de aranha na perna esquerda. Desde dezembro, de segunda a sexta-feira, ela vai até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São João, onde mora, para realizar a limpeza e curativo. Também faz tratamento com antibióticos, mas, segundo ela, o ferimento não apresenta melhora. “Parece estar a cada dia pior”, diz Rejane, destacando a vermelhidão na região da lesão e as fortes dores que a acometem há meses. “Também desenvolvi uma úlcera venosa”, acrescenta, preocupada com a situação.

Rejane ressalta o bom atendimento na UBS do bairro e conta que é acompanhada, também, através do projeto TelessaúdeRS, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Ministério da Saúde e com a Secretaria Estadual da Saúde do Estado. Neste projeto, a médica da UBS compartilha informações sobre o estado de saúde da paciente com um médico regulador, que também acompanham o caso.

No entanto, Rejane lamenta a demora no agendamento das consultas com especialistas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela relata que desde dezembro aguarda consulta com médicos dermatologista e vascular. 

Com medo de que o ferimento se agrave, ela busca ajuda para realizar o tratamento particular. Mãe de dois filhos – um menino de 10 anos e uma menina de 8, ela conta que a única renda da família é o seu salário, o que, nos últimos meses, não é suficiente, devido a gastos com medicação. Segundo ela, nem todos os remédios estão disponíveis pelo SUS.

Rejane compartilhou seu caso nas redes sociais e conseguiu arrecadar dinheiro para uma consulta particular com dermatologista. A mesma foi agendada já para esta quinta-feira (20). “Não posso esperar pelo SUS. Tenho medo de perder a perna”, comenta, agradecendo a todos que colaboraram.

Agora, Rejane busca ajuda para consultar com um médico vascular. Quem quiser colaborar, pode doar diretamente para a Chave Pix 010.895.800-02. Para saber mais, é possível entrar em contato com ela através do telefone (51) 99947-2104.

Rejane é funcionária de uma empresa do setor calçadista, no entanto, devido ao inchaço, principalmente em dias de muito calor, e as dores, vem sendo afastada pelos médicos.

 

O que diz a Secretaria da Saúde do município

Enfermeira da Secretaria da Saúde de Dois Irmãos, Anelise Steffen reforçou que Rejane é acompanhada na UBS e pelo projeto TelessaúdeRS e que a paciente passaria por nova avaliação nesta terça-feira (18).


› Compartilhe

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2025, Todos os direitos reservados Agência Vela