
Situação do Arroio Feitoria na altura da ponte da Av. Sapiranga
Com menos chuvas, consequentemente o volume dos rios e arroios diminui, o que exige um cuidado ainda maior dos usuários no momento de utilizar a água tratada.
De acordo com o gerente da unidade da Corsan em Dois Irmãos, Oneide Castro, por enquanto não há nada que ameace o abastecimento, uma vez que o nível do arroio está dentro da normalidade. “Não é preocupante neste momento. Se seguir chovendo a cada 10, 15 dias, como tem ocorrido, o arroio irá se manter com volume de água”, diz ele, ressaltando, no entanto, que não há como garantir que não haverá seca ou estiagem, ou até mesmo que não ocorrerá qualquer desabastecimento.
Conforme Oneide, mesmo sem risco iminente, é preciso que a população fique atenta ao consumo consciente, evitando o desperdício. “Não desperdiçar água é algo que deveria ocorrer sempre”, afirma ele, reforçando os cuidados principalmente nesta época do ano.
Situação no RS
Nesta terça-feira (17), o número de municípios que decretaram situação de emergência por conta da estiagem chegou a 103. De acordo com a Emater-RS, a cultura mais prejudicada é a do milho, já que lavouras estão na fase de florescimento e enchimento dos grãos, considerada a mais sensível. A produção de leite também sofre impacto, já que a alta temperatura prejudica os animais e há falta de alimento para o gado. Do total de decretos de emergência, 35 foram homologados pelo Estado e 22 reconhecidos pela União.