
Ato ocorreu após chuvarada
A chuva forte registrada na tarde de sábado (15) causou transtornos em Dois Irmãos.
No bairro São João, pelo menos cinco residências da rua Amazonas foram invadidas por água e barro. Indignados, moradores realizaram um protesto, colocando pedras no meio da rua e deixando o trânsito em meia pista. O ato encerrou por volta das 17h30.
A manifestação visa chamar a atenção do poder público para os alagamentos, que, segundo os moradores, é um problema que vem ocorrendo há pelo menos três anos.
De acordo com a moradora Daiane Boeff Trindade, a situação já foi levada diversas vezes à prefeitura e vereadores, mas o problema ainda não foi solucionado. Devido aos alagamentos, eles relatam a perda de diversos móveis nos últimos anos e destacam a preocupação, principalmente, com crianças e idosos que residem no local. “Meu esposo esteve na prefeitura, agora em janeiro, cobrando soluções, e até agora ninguém apareceu”, diz ela, lamentando o descaso do poder público. Segundo ela, foi construído apenas um bueiro, que não dá conta do volume de água. “Mostramos vídeos, falamos, e eles (prefeitura) não acreditam”, completa.
A Brigada Militar esteve no local, assim como membros da prefeitura e da Câmara de Vereadores. Além do bairro São João, a rua Santa Clara, no bairro Beira Rio, também registrou pontos de alagamento. Indignados, moradores compartilharam vídeos nas redes sociais cobrando providências da prefeitura.
O que diz a prefeitura
De acordo com a prefeitura de Dois Irmãos, além dos bairros São João e Beira Rio, também foram registrados alagamentos no Centro e Navegantes.
Conforme nota emitida no início da tarde desta segunda-feira (17), ao longo do final de semana, “equipes da prefeitura atuaram na desobstrução emergencial da rede de drenagem e na limpeza das vias. E, ainda no domingo, o prefeito Jerri Meneghetti convocou uma reunião com secretários municipais e servidores para avaliar medidas e buscar soluções para os locais atingidos”.
Também nesta segunda, segundo a prefeitura, Jerri “recebeu uma comitiva de moradores do São João para tratar sobre os pontos críticos. Além disso, obras de modificação em redes de drenagem foram iniciadas para solucionar os problemas nestes locais, mas tiveram que ser suspensas devido à chuva. Assim que as condições climáticas permitirem, os trabalhos serão retomados, com prioridade diante de outras obras municipais”.