BM divulga números de 2024 e destaca redução de furtos e roubos no município

17/01/2025
Sargento Neves e Sargento Passos apresentaram os números de 2024

Sargento Neves e Sargento Passos apresentaram os números de 2024

Levantamento realizado pela Brigada Militar aponta que os índices de furtos e roubos diminuíram em Dois Irmãos no ano de 2024. Esta e outras estatísticas foram divulgadas na terça-feira (14), pelo sargento Josiel das Neves Tavares, que responde temporariamente pelo comando no município; e pelo sargento Henrique dos Passos de Moura, responsável pelo setor de processamento de ocorrências.

De acordo com os dados compartilhados pela BM, o número de furtos passou de 153 em 2023 para 101 em 2024, uma redução expressiva de aproximadamente 34%. A maioria dos registros foi por furtos a residências e a comércios. Já os roubos caíram de 13 em 2023 para 6 em 2024, representando uma diminuição de mais de 50%. A ocorrência mais recorrente foi de roubo a pedestre.

Em 2024, o efetivo de Dois Irmãos atuou em exatas 4.044 situações, incluindo ocorrências policiais, barreiras de fiscalização, ações preventivas e educacionais. “Tendo em vista os índices, podemos afirmar que 2024 foi um ano positivo para a Brigada Militar de Dois Irmãos”, destaca o sargento Neves, reforçando que a missão do efetivo é garantir a segurança de munícipes e visitantes. “Se existe essa sensação de segurança na cidade, é porque a Brigada Militar está nas ruas”, reforça, destacando também a atuação da polícia em eventos como Fest Feira, Kerb de São Miguel e Natal dos Anjos. “No Natal dos Anjos, por exemplo, não tivemos nenhum furto de veículo, e se não são registradas ocorrências ao longo de eventos como este, é porque a Brigada Militar está trabalhando”, pontua, ressaltando que a segurança pública é um dos fatores positivos para que muitas pessoas escolham Dois Irmãos para morar.

Para o sargento Neves, “os números refletem o empenho da Brigada Militar em manter Dois Irmãos como um município seguro e acolhedor para seus habitantes e visitantes”. Ele destaca o apoio da comunidade, Poder Público e de entidades como o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) como fundamental para o sucesso das operações ao longo do ano.

 

35 prisões por violência doméstica

No ano passado, a BM atendeu a 96 ocorrências de violência doméstica contra a mulher e 35 resultaram em prisão. Do total de casos, 31 ocorreram aos domingos e 24 aos sábados. A polícia também destaca que, na maioria deles, os acusados estavam sob o efeito de álcool. Segundo a BM, cerca de 70% das agressões foram denunciadas pelas próprias vítimas.

Uma das ocorrências que mais chamou a atenção da BM foi registrada em janeiro de 2024. Um homem de 39 anos, com antecedentes criminais por direção perigosa, dirigir sem habilitação, lesão corporal leve, retenção de veículo e tráfico de drogas, foi preso em flagrante após uma denúncia de violência doméstica. Ele estava foragido da justiça por porte ou posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e foi flagrado com uma pistola 9mm da marca Emtan modelo Ramon, uma pistola 9mm da marca Canik modelo TP9SF com numeração suprimida, dois carregadores prolongados para 30 munições, outros dois carregadores, 105 munições, uma balança de precisão, 80 gramas de cocaína, dois celulares e R$ 216. “Chamou a atenção o poder de fogo do indivíduo”, reforça o sargento Passos, destacando que o combate à violência doméstica segue sendo prioridade no município.

Os policiais também ressaltam os desafios das ocorrências da Lei Maria da Penha, uma vez que envolve não só mulheres, mas também crianças. “É uma ocorrência que exige muito da Brigada Militar”, destaca o sargento Neves, reforçando que a BM é responsável por prestar o primeiro atendimento, dar amparo às vítimas e acionar a rede de proteção.

 

Outras prisões efetuadas pela BM

De janeiro a dezembro de 2024, além das 35 prisões por violência doméstica, ocorreram 11 prisões por embriaguez ao volante, 10 por furto, 7 por tráfico de drogas e duas por porte ilegal de arma de fogo.

As prisões por embriaguez ao volante ocorreram, em sua maioria, durante as operações policiais que visam coibir a combinação de álcool e direção. “Vamos continuar realizando estas operações. Nossa missão é trabalhar preventivamente”, destaca o sargento Neves, reforçando as várias alternativas existentes para quem ingeriu bebida alcoólica, entre elas, os aplicativos de transporte.

No total do ano, 225 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro, onde 9 resultados deram positivo e 37 motoristas se recusaram. Segundo o sargento Neves, a BM busca orientar os motoristas de diversas maneiras, principalmente durante as barreiras e iniciativas como a Escola de Trânsito, projeto realizado com estudantes da cidade.

 

Ajuda da comunidade no combate ao tráfico

Conforme o sargento Neves, as prisões por tráfico de drogas ocorreram durante abordagens ou após denúncias anônimas feitas à polícia. Segundo ele, a ajuda da comunidade é extremamente importante no combate ao tráfico na cidade. Lembrando que denúncias podem ser feitas à BM através do WhatsApp (51) 98501-6695 ou pelo telefone 190.

A BM também flagrou 48 usuários de drogas, a maioria com maconha e cocaína, em praças, barreiras e abordagens.

 

Perturbação de sossego

Através de denúncias e patrulhamentos, a polícia registrou 21 ocorrências por perturbação do sossego alheio, muitas delas na Praça Algemiro Fleck, mais conhecido como Praça do Fórum.

 

Trânsito

No ano passado, a BM atendeu a 48 acidentes de trânsito com vítimas, resultando em 53 pessoas feridas. Conforme o sargento Passos, muitos deles ocorrem devido ao desrespeito de preferencial no uso de rotatórias. Lembrando que deve-se dar preferência para quem já estiver circulando na rotatória.

Para prevenir infrações e aumentar a segurança, foram realizadas 831 barreiras policiais. Nestas ações, foram abordadas 12.965 pessoas, 9.827 carros, 461 motocicletas e 30 caminhões fiscalizados. No total, foram emitidos 868 autos de infração de trânsito, abrangendo 598 veículos. As infrações mais recorrentes foram por licenciamento vencido, não parar em sinal obrigatório, falar ao celular, transportar crianças menores de dez anos ou com menos de 1,45 m de altura no banco da frente ou sem utilizar o assento de elevação no banco de trás; e CNH vencida.

 

Prevenção e educação

Empenhada também em formar cidadãos conscientes, a Brigada Militar realiza o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas das três redes de ensino do município. Só em 2024, o Proerd atendeu a 875 crianças. “É uma ferramenta essencial para a prevenção ao uso de drogas e à violência, promovendo valores de cidadania e segurança entre os jovens”, reforça a polícia.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2025, Todos os direitos reservados Agência Vela