
Por Alan Caldas (Editor)
Com a pressa que o tempo tem, as pessoas até aqui históricas de Dois Irmãos estão se indo. Hoje pela madrugada, por exemplo, perdemos mais um: o professor José Victor Hansen. Ele faleceu exatamente à 1 hora da manhã, no Pavilhão Pereira Filho, na Santa Casa, em Porto Alegre. E estava com 76 anos.
A morte foi surpreendente, pois até o mês passado ele parecia gozar de plena saúde. Participava de eventos e feiras. Conversava. Sorria. E não perdia a chance de bater papo alegremente com todos com os quais se encontrava.
Certo dia do mês passado, porém, ele se sentiu mal. A respiração falhava e ficou descompassada. Sem saber o que estava acontecendo, ele logo foi fazer exames. O diagnóstico foi chocante. Detectaram um câncer de pulmão em estado avançado no professor Victor. Isso foi no dia 19 de setembro.
A doença evoluiu com uma velocidade vertiginosa. Saiu do pulmão e fez metástase. Contaminou diversos outros órgãos do professor. Foi tão acelerado e grave a infecção pelo câncer, que o professor Victor ficou impossibilitado até mesmo de fazer quimioterapia.
Em decorrência disso, a saúde se debilitou aceleradamente também. E, nesta madrugada, o professor foi a óbito.
É uma perda para a história de Dois Irmãos.
José Victor Hansen foi professor de Matemática no Colégio Estadual 10 de Setembro e na Escola Estadual Affonso Wolf. Também foi professor em escolas de Nova Petrópolis e Gramado. Ficou tão afamado nessa profissão que o seu nome popular era “professor Victor”.
A educação lhe deu um grande número de amigos e admiradores, porque o professor era polêmico e debatia com grande inteligência. Em razão dessa popularidade, da profissão e do gosto pelo debate, o professor Victor se destacou na política. Foi fundador do Partido dos Trabalhadores, em Dois Irmãos. Em 1992 até lançou-se como candidato a prefeito, mas não se elegeu. Porém, elegeu-se como vereador, cargo que exerceu entre 1997 e 2000, na Câmara de Vereadores da nossa cidade.
Na vida nada é por acaso. E a entrada dele na política igualmente não foi por acaso. A política corria em suas veias. Seu pai, o senhor Albano Hansen, foi um político de primeira linha e era respeitadíssimo tanto em Dois Irmãos quanto em Nova Petrópolis. Seu Albano, que igualmente já nos deixou, era casado com a querida dona Clara Verena, nossa amiga, incentivadora e leitora do Jornal Dois Irmãos até seus últimos dias de vida. Além de José Victor, o casal teve mais 6 filhos: Maria Helena, Bruni, Bernadete e Paulo, além de Rubem e Mário, que igualmente já faleceram.
O professor Victor estava em um segundo casamento, com dona Alda Fracalossi. E, no primeiro, com a também professora Jurema, ele teve três filhos: o Cesar, o Cristiano e a Mônica. O velório ocorre na Capela Municipal de Dois Irmãos, entre as 10h e as 16h de hoje, segunda-feira, 16. Após a benção e encomendação da alma do professor Victor ao céu, seu corpo será encaminhado para Cremação, em São Leopoldo.