Brigada Militar lança livro memorial sobre ações da Corporação durante as enchentes

13/12/2024
Fonte: Brigada Militar

Fonte: Brigada Militar

A Brigada Militar lançou na última terça-feira (10) o livro “Ano de 2024, a catástrofe que marcou a história do Rio Grande do Sul: memórias do heroísmo da Brigada Militar e aliados na proteção da sociedade gaúcha”.

A publicação documenta imagens e relatos da linha de frente, com as dificuldades e o heroísmo dos agentes da segurança pública que atuaram durante a catástrofe climática. O lançamento aconteceu no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral da Brigada Militar, na Rua dos Andradas, no Centro de Porto Alegre.

Com 266 páginas, o livro é dividido em duas partes. Na primeira, é traçado o contexto das enchentes e as ações e posicionamentos institucionais da Brigada Militar frente à crise vivenciada. Em seguida, a publicação faz uma linha do tempo com registros fotográficos dos salvamentos e ações humanitárias, junto a depoimentos de policiais militares da BM e de outras corporações e integrantes da sociedade civil envolvidos nas ações realizadas durante a crise.

Ao todo, são 570 fotos e 74 depoimentos sobre a tragédia que assolou o estado durante este ano. O livro é organizado pelo Departamento de Ensino (DE) da Brigada Militar, com coordenação do Museu da BM.

O livro “Ano de 2024, a catástrofe que marcou a história do Rio Grande do Sul” é um tributo à resiliência do povo gaúcho e ao compromisso da Brigada Militar com a proteção e o bem-estar da sociedade. A publicação reforça a importância de registrar e divulgar os esforços realizados para enfrentar desafios de grande magnitude.

 

Brigada nas Enchentes

Durante a catástrofe climática que atingiu o estado, a Brigada Militar atuou em todas as frentes. Na terra firme, no ar e no policiamento embarcado nas áreas alagadas, os policiais militares realizaram mais de 25 mil salvamentos, ajudaram na limpeza e reconstrução das cidades e mantiveram a ordem pública e a segurança dos gaúchos.

As estruturas da Corporação também foram direcionadas a apoiar os esforços logísticos da sociedade civil e das forças de segurança dos outros estados, assim como o acolhimento de desabrigados e desalojados. No decorrer da enchente, a Academia de Polícia Militar (APM), na Zona Leste de Porto Alegre, foi abrigo temporário para aproximadamente 500 pessoas e cerca de 60 animais resgatados. Em função do fechamento do Aeroporto Salgado Filho, a APM também foi utilizada como ponto focal para pouso e abastecimento de mais de 30 helicópteros que apoiaram as ações humanitárias.


› Compartilhe

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2025, Todos os direitos reservados Agência Vela