Conheça a história de Paulo Panta da Fontoura, pai de seis filhos

13/08/2022
Ele reverteu a vasectomia para ter mais filhos. Na foto, com Tiago e Laura

Ele reverteu a vasectomia para ter mais filhos. Na foto, com Tiago e Laura

“Todos são parecidos comigo, até no jeito de caminhar”, conta bem humorado Paulo Silmar Panta da Fontoura, de 57 anos, ao referir-se aos seus seis filhos. Pai de três casais, ele fala com orgulho sobre a sua grande família e sobre a oportunidade de compartilhar momentos agora, também, ao lado dos netos. É o paizão de todos. “Eu gosto de casa cheia”, diz ele.

Casado com a Marilice Rodrigues da Fontoura, a Mari, o Paulo já tinha quatro filhos quando a conheceu: a Andreia, de 34 anos, o Adriano, de 33, o Paulo César, de 23, e a Sara, de 17. Ele também havia realizado uma vasectomia, o que não impediu que o casal sonhasse em aumentar a família. “Quando nos conhecemos, eu sabia que ele seria o pai dos meus filhos”, diz Mari, contando que a história dos dois começou no tempo de faculdade.

Juntos, eles sonharam em ter mais filhos. Em um primeiro momento, tentaram a fertilização in vitro, o que não deu certo. Foi então, que, em outubro de 2013, Paulo realizou a reversão da vasectomia. Dois meses depois, em dezembro, a Mari estava grávida do Tiago, hoje com 7 anos de idade. “Estávamos voltando de uma viagem, e ela começou a passar mal. Logo falei que estava grávida”, conta Paulo. Depois, o casal teve a pequena Laura, hoje com 5 anos. “Sempre gostei muito de criança. Se dependesse de mim, teria mais uns três ou quatro filhos”, diz ele, aos risos. “Uma criança enche uma casa. Quando os pequenos estão na escola, fica um vazio estranho”, comenta.

Pai exigente, mas ao mesmo tempo muito carinhoso e zeloso com os filhos, Paulo destaca o orgulho de todos eles. “Só tenho a agradecer a Deus por ter me dado filhos tão maravilhosos. Ser pai é um desafio muito grande, sim, mas é também muito gratificante acompanharmos o desenvolvimento deles”, diz Paulo, que tenta, sempre que pode, estar presente na vida deles, mesmo com a correria do dia a dia e as longas horas de estrada exigidas pelo trabalho na área de logística. “Quando estou em casa, aproveitamos os momentos, jogamos bola, andamos de bicicleta, esconde-esconde dentro de casa”, conta. “Também mando mensagens de ‘Bom dia’ todos os dias, mas nem todos me respondem”, conta, aos risos.

Afetuoso, Paulo fala sobre a força do amor entre pai e filho. “O filho é um pedaço de ti. É um amor indescritível”.

 

Morador do Travessão

Natural de Viadutos (RS), Paulo morou por muitos anos em Esteio. Seu primeiro emprego foi em Dois Irmãos, quando aos 14 anos de idade ingressou na empresa de calçados Henrich. Porém, foi só em 2014, já casado com a Mari, que ele veio para morar na cidade, no bairro Travessão. Eles vieram para cá justamente em busca de tranquilidade para viver com a família.

Paulo é Técnico em Mecânica e em Eletromecânica e Graduado em Gestão da Produção. Além de trabalhar em empresas da região, foi instrutor, professor e Coordenador de Educação no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e servidor público da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). Também empreendeu e prestou assessoria para grandes empresas do RS. Atualmente, atua na logística de uma empresa alimentícia. 


Mari e Paulo com os filhos Tiago e Laura


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela