
Por Fabiano Furtado*
O projeto das 500 cascatas começou em Dois Irmãos no ano de 2020, na Cascata do Coração, próximo da Cascata São Miguel. Fui desafiado por um amigo a encontrar 50 cascatas no RS. Durante o mesmo ano, encontrei 100.
Ao longo destes 3 anos, foram 105 cidades do interior do RS encontrando as mais belas cascatas do Estado e compartilhando a todos que gostam da prática de trilhas. Algumas já eram conhecidas, outras raríssimas pessoas haviam visitado. Durante o processo, muitos amigos sugeriram escrever um livro contando as histórias mais curiosas, fotos das cascatas e como acessá-las. Para otimizar roteiros e custos, vou sempre com amigos dividindo os valores de combustível, alimentação e pedágios. Sempre é recomendado não trilhar sozinho, pode ser perigoso.
Durante todo o projeto, os locais são cadastrado no Google Maps para auxiliar as demais pessoas que me seguem para conseguir a localização. Publico nas redes sociais toda a jornada desde o início, postando fotos, explicando o caminho, a trilha, dificuldades e demais dúvidas. Nunca tive apoio direto, os custos sempre foram por nossa conta. Indiretamente muitas vezes consegui acesso sem custo a locais pagos – não deixa de ser uma boa ajuda. Com o livro, estou buscando apoio para realizar a publicação. O projeto das 500 cascatas não deve parar quando atingir o objetivo. Quem sabe seguir com o projeto das 1000 cascatas gaúchas.
Durante este tempo nas trilhas, encontrei alguns animais exóticos como gato do mato, jaguatiricas, bugios, cobras peçonhentas e aranhas de vários tipos. Felizmente nunca houve acidentes com estes animais. Algumas trilhas exigem muito, entre as mais difíceis citaria a Cascata Goldbeck em Linha Nova, a Cascata do Segredo em Canela e também a Cascata Flor de Tunas em Caxias do Sul. Entre as mais bonitas, citaria a Pedra Verde em André da Rocha, São Nicolau em Caxias do Sul e o Jardim das Deusas em Pouso Novo. Entre as mais curiosas, encontrei cascata em Lar de Idosos em Santa Cruz do Sul, em um motel em Santa Cruz do Sul e no cemitério em Nova Petrópolis.
Aqui na região já fui em cascatas em Dois Irmãos, Ivoti, Campo Bom, Sapiranga, Picada Café, Morro Reuter e Novo Hamburgo. Se alguém da região tiver indicação de lugares que gostaria de mostrar, para contribuir com a contagem e consequentemente eternizar no livro, eu vou até os locais que me convidam.
ACESSE NO INSTAGRAM
@fabianogremiao
* Fabiano, 44 anos, é Designer Gráfico e mora em Novo Hamburgo