
(Fotos: Divulgação / PMMR)
Hoje quem passa pelo km 218 da BR-116 em Morro Reuter tem um ponto turístico de vista privilegiada com o Mirante Belvedere. Daqui a alguns meses, o local vai ficar ainda mais atraente. Em uma parceria entre a prefeitura e a Sicredi Pioneira, o espaço será revitalizado e terá área disponível ao turista ampliada. O local tem por objetivo dar as boas-vindas aos visitantes e servirá como uma “degustação” do que o visitante encontrará em sua viagem ao município.
A apresentação do projeto foi feita pela prefeita Carla Chamorro ao Conselho Municipal de Turismo na manhã de quinta-feira (11). A prefeita destaca que a obra é um desejo que vem sendo construído desde 2017 pela administração municipal. “O Belvedere naturalmente atrai turistas e acreditamos que se tornará ponto obrigatório de parada para quem sobe a Serra, além de valorizar Morro Reuter”, declarou. A obra será custeada pela Sicredi em R$ 108 mil com contrapartida de até R$ 72 mil pela prefeitura de Morro Reuter. O projeto foi encaminhado para aprovação na Câmara de Vereadores nesta sexta (12), e a previsão da Sicredi é de que a inauguração ocorra ainda este ano.
A gerente da agência Morro Reuter, Amanda Milena Costa, destaca a valorização do local no ano em que a cooperativa completa 120 anos. “Acreditamos que esta obra vai proporcionar um novo olhar para o município”, destaca.
SAIBA MAIS
O projeto dos arquitetos Maiquel Scherer e Douglas Cassius prevê espaço para exposição e comercialização de produtos locais, bancos, lixeiras, bicicletário, estacionamento, banheiros e iluminação especial. Será valorizado o monumento existente com uma obra do artista plástico Flávio Scholles e mapa com informações turísticas do município. Uma verdadeira galeria como cartão de visitas. Espaço perfeito para registros fotográficos de momentos especiais.
Em segundo plano, será construída uma edificação para exposição e comercialização de produtos locais. Desta edificação, um deck de madeira recuperada faz com que se amplie a área acessada pelos visitantes. Tudo cercado de muito verde da vegetação nativa e projeto paisagístico. A recepção aos motoristas, ciclistas e pedestres será segura com acesso coordenado e executado pelo DNIT. Para a comercialização no local que pode ser uma cafeteria, por exemplo, o Conselho Municipal de Turismo elaborará as diretrizes para futura abertura de concorrência para exploração do espaço.