
(Fotos: Divulgação / PMDI)
Na última semana, o Departamento de Meio Ambiente de Dois Irmãos realizou ação de supressão de espécies de árvores invasoras e exóticas, no trecho do Arroio Feitoria entre o Complexo Esportivo Norberto Emílio Rübenich, a Ponte de Pedra e a Ponte João Arnildo Mallmann, no bairro Vila Rosa.
Ao todo, foram suprimidas 35 árvores exóticas, dentre elas: uva-japonesa (Hovenia dulcis), ligustro (Ligustrum lucidum), acácia (Acacia mearnsii), canela-tempero (Cinnamomum verum) e amora-preta (Morus nigra). As árvores suprimidas estão classificadas na lista de espécies exóticas invasoras do RS. O processo de manejo da vegetação passou pelos trâmites legais de Licenciamento Ambiental.
No reflorestamento, foram plantadas 70 espécies nativas, sendo 20 mudas de Araucária (Araucariaangustifolia) e 50 de Chal-Chal (Allophylusedulis). A popular chal-chal, também conhecida como fruta-do-pombo, murta-branca, produz um fruto vermelho atraente para a fauna silvestre, como pássaros, dispersores de sementes, atraindo inclusive o bugio-ruivo (Alouatta guariba), que recentemente virou o animal símbolo de Dois Irmãos. Já a araucária, também conhecida como pinheiro-do-paraná ou pinheiro-brasileiro, é uma espécie nativa do Brasil, típica da região Sul do país, e consta na lista de espécies ameaçadas.
Conforme o chefe do Departamento de Meio Ambiente, Matheus Pielechovski Ferro, a substituição das espécies exóticas por vegetação nativa traz ganhos ambientais, inibindo a proliferação e a competição das espécies invasoras com espécies nativas. Além disso, a iniciativa é uma ação complementar de revitalização do entorno da nova ponte e do Complexo Esportivo.