
Por Alan Caldas – Editor
Na madrugada de sábado (8), com o avanço das águas devido à chuva, a ponte da rua Affonso Wolf, que liga ao Vale Verde, acabou desabando. A estrutura já estava comprometida em razão da violência da enchente de semanas atrás. A equipe da Defesa Civil e da engenharia já haviam aconselhado a prefeitura a interditar a ponte. E isso foi feito.
A chuva e o desabamento de sábado confirmaram que a equipe da Defesa Civil e a engenharia estavam certas. Por sorte, e devido a essa precaução da Defesa Civil, na madrugada quando a ponte afundou ninguém se feriu.
O que dizem os moradores
Na manhã de sábado, os moradores de boa parte do Vale Verde ficaram sem luz porque o poste ao lado da ponte cedeu e derrubou a transmissão de energia elétrica.
Ademar Weber, da Eletrônica Central, e Eugênio Zimmer, que são vizinhos da ponte, estavam preocupados com o poste, que segundo eles estava prestes a cair. Se chover mais e tirar a terra por baixo, ele vai junto, alertaram. “O poste está se sustentando pelos outros postes”, avaliou o vizinho Ademar.
Graciete Mörschbächer Petry atualmente mora na avenida 10 de Setembro e para ver e cuidar dos pais, que moram no Vale Verde, antes ela fazia 900 metros da sua casa até a dos pais. “E agora terei de fazer três quilômetros”, comenta. Ela lembra que o filho dela faz catequese na igreja São José, no Vale Verde, e para buscá-lo agora é a mesma dificuldade. “A obra de reconstrução dessa ponte é de extrema importância e precisa ser feita com urgência”, diz Graciete, alertando que no bairro “tem escola, farmácia, mercado e todo um comércio que dependem desse trânsito por sobre a ponte”.
Os gêmeos Lidiane e Donato Mörschbächer estudam na escola estadual Affonso Wolf. E, segundo eles, um problema grave que está ocorrendo devido a interdição da ponte é o transtorno que isso causa aos ônibus. Agora eles têm de vir pela Avenida Irineu Becker, único caminho para acessar o Vale Verde, “e isso atrasa colegas numa escola que tem 1.200 alunos”, diz Donato. Segundo eles, nessa interdição estão envolvidos a educação, o transporte, o comércio e tudo mais. “Por isso ela tem de ser refeita com urgência”, alertam os gêmeos.