Chimpanzés usam insetos esmagados para tratar ferimentos

10/02/2022
Fonte: Um Só Planeta

Fonte: Um Só Planeta

No Gabão, na África Ocidental, cientistas observaram que um grupo de chimpanzés usam insetos esmagados para tratar as próprias feridas e também a de seus pares. Os resultados desta pesquisa, publicada esta semana na revista Current Biology, trazem uma importante contribuição para o debate científico sobre a capacidade dos chimpanzés e outros animais de ajudar desinteressadamente os outros.

Satisfeita com as observações, Simone Pika, bióloga da Universidade de Osnabruck, na Alemanha, e coautora do estudo, afirmou à agência AFP que “quando você vai para a escola e lê em seus livros de biologia sobre as coisas incríveis que os animais podem fazer, eu acho que poderia realmente ser algo assim que acabaria nesses livros”.

Tudo começou no parque nacional de Loango, na costa do Gabão, onde pesquisadores estudam um grupo de 45 chimpanzés centrais, uma espécie ameaçada de extinção. A primeira constatação deste comportamento foi feita ainda em 2019, quando um animal adulto pegou um inseto, colocou na boca, aparentemente o apertou e o pôs em uma ferida no pé do seu filhote. Depois disso, os cientistas viram os macacos repetirem a cena em si mesmos pelo menos 19 vezes e outras 2 em outros animais feridos.

Uma curiosidade é que, quem recebia o tratamento, não protestava. Pelo contrário, parecia feliz em ser atendido. “É preciso muita confiança para colocar um inseto em uma ferida aberta”, disse Pika. “Eles parecem entender que se você fizer isso comigo com esse inseto, minha ferida melhora. É incrível”, completou.

Os pesquisadores ainda não conseguiram identificar qual inseto foi usado, mas acreditam que seja um inseto voador, devido ao rápido movimento dos chimpanzés para pegá-lo. Segundo os pesquisadores, este inseto pode conter substâncias anti-inflamatórias que têm um efeito calmante. Outros animais como aves, ursos e elefantes já foram observados por cientistas comendo plantas medicinais para se “automedicar”, mas o novo estudo mostra que animais podem tratar não apenas a si mesmos, mas também ajudar os outros.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela