
Obra iniciou no dia 3 e tem previsão de 45 dias trabalhados
A Igreja Evangélica de Dois Irmãos, a famosa Igreja do Relógio, está em obras. Na última semana, teve início a lavagem e pintura externa do prédio. O trabalho é feito pela empresa contratada Pinturas Simon, de Nova Petrópolis, e está sendo supervisionado por Ivo Korb, integrante do Presbitério da Comunidade Evangélica (IECLB).
Segundo Ivo, são necessários aproximadamente 45 dias trabalhados para a conclusão do serviço, mas o prazo final depende das condições do tempo. Além da lavagem e da pintura da parte externa, o contrato prevê verificação de ferrugem e reparos no telhado de zinco e no relógio da torre, além do conserto de possíveis rachaduras nas paredes. O investimento será de cerca de R$ 25 mil na mão de obra e de até R$ 9 mil em tintas. “São 35 metros de altura até a torre, e o serviço está sendo feito por profissionais especializados”, diz Ivo.
Para ajudar no pagamento da obra, a Comunidade Evangélica lançou uma campanha de doações que seguirá até o final do ano. Uma miniatura do templo, feita por Cláudio Wolf, foi colocada na entrada de igreja, e as pessoas são convidadas a colaborar com qualquer valor. Além disso, também foi lançado o Livro Ouro para ajudar na arrecadação das doações. “Com ele, serão feitas visitas nas casas e em empresas de Dois Irmãos”, conclui Ivo.
“O medo a gente perde com o tempo”, diz pintor
O início da obra, no dia 3, chamou a atenção de quem passava pela Avenida São Miguel e avistava um homem trabalhando junto à cruz no alto da torre. Ele é o pintor Jair Luís Bauer, de 42 anos e com mais de duas décadas de experiência na profissão. O trabalho em grandes alturas faz parte do seu dia a dia. “Tem o friozinho na barriga, mas o medo a gente perde com o tempo”, comenta ele, entre sorrisos.
Jair conta que já trabalhou na pintura de igrejas em outros municípios da região, como Santa Maria do Herval, Nova Petrópolis e Picada Café. Além de coragem, o serviço é feito com equipamentos de segurança. “Graças a Deus nunca tive nenhum acidente”, diz ele, que nesta obra trabalha ao lado do colega Cleiton de Oliveira, 25 anos.
Jair pintando a cruz no alto da torre, a 35 metros de altura