RS tem novos casos de sarampo confirmados e já soma 25 em 2019

08/11/2019
Fonte: GaúchaZH

Fonte: GaúchaZH

A doença que voltou a ser registrada no Rio Grande do Sul no ano passado segue avançando. O número de casos de sarampo em 2019 subiu para 25 com a confirmação de dois novos pacientes infectados. O boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (6) se refere a casos registrados até o último dia 2.
Entre os dois novos pacientes que contraíram a doença, um morador de Porto Alegre de 27 anos, não vacinado, que teve contato com uma pessoa que contraiu a doença. O outro é uma criança de dois anos, moradora de Cachoeirinha, que não tem histórico de viagem nem de contato com caso confirmado anteriormente. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o vírus já está circulando no Estado, ou seja, já há casos considerados autóctones (quando a pessoa contrai no local onde vive). 
Porto Alegre já registra 10 casos da doença neste ano, e Cachoeirinha, sete. Além destes, há confirmações nos municípios de Gravataí (4), Dois Irmãos (1), Ijuí (2) e Canoas (1). Outros 42 estão em investigação. O boletim epidemiológico também aponta que, dos 25 casos confirmados, 15 são de pessoas que têm entre 15 e 29 anos. Outros cinco foram registrados em menores de um ano de idade. Cerca de 70% das confirmações se deram em pessoas não vacinadas ou com esquema de vacinação incompleto. Em 2018, o Estado encerrou o ano com 47 confirmações. Mas, de 2012 a 2017, nenhum exame deu resultado positivo à doença no território gaúcho.
No Brasil, já foram confirmados 9.304 casos de sarampo em 21 unidades da federação este ano — mais de 90% estão concentrados no Estado de São Paulo. Até agora, 13 pessoas morreram pela doença, sendo 12 em São Paulo e uma em Pernambuco. 


Vacinação
A vacina que protege contra o sarampo é disponibilizada gratuitamente na rede pública. Pode se vacinar quem tem entre seis meses e 49 anos, além de profissionais de saúde de todas as idades. Entre 7 e 25 de outubro, o país realizou a primeira etapa da campanha de vacinação, com foco em crianças de seis meses a menos de cinco anos. O objetivo era atualizar as cadernetas de vacinação. A próxima etapa começa em 18 de novembro para a imunização de pessoas entre 20 e 29 anos. A mobilização segue até 30 de novembro.


A doença
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela