
Mobilização segue em Dois Irmãos. Água é um dos itens mais necessários
Incansáveis, as comunidades de Dois Irmãos e Morro Reuter seguem mobilizadas para ajudar os atingidos pelas cheias que devastam o Rio Grande do Sul. Nos dois municípios, voluntários se dedicam ao recebimento, organização e distribuição das doações, à limpeza de cidades como Igrejinha, Três Coroas, Novo Hamburgo e São Leopoldo e à preparação de marmitas e lanches para os desabrigados.
Em Dois Irmãos, o recebimento de doações segue concentrado no Centro Evangélico, na Av. São Miguel. Nesta quarta-feira (8), os itens mais necessários eram alimentos não perecíveis para a montagem de cestas básicas, itens de higiene e limpeza, colchões e cobertores, além de valores em dinheiro, que devem ser doados através da chave Pix 00842815023 (CPF- Sandra).
Doações para abrigos infantis
Também a partir desta semana, voluntários se dedicam à arrecadação de doações específicas para lares infantis, que abrigam crianças de toda a região. “Muitas delas ainda não reencontraram os pais e outras não têm condições de voltar para as suas casas”, comenta uma voluntária.
Neste caso, a maior necessidade são colchões, cobertas, roupas de cama, travesseiros, brinquedos, fralda e alimentos, principalmente leite e achocolatados.
Os voluntários reforçam que as doações devem ser entregues nos pontos de coleta, uma vez que a localização destes abrigos é mantida em sigilo, visando a segurança das crianças.
Precisa-se de garrafas de água vazias
Outro item ainda muito necessário é água. As pessoas podem ajudar doando garrafas de água mineral ou ainda doando garrafas vazias, para que sejam cheias pelos voluntários. Diversos moradores que tem poços artesianos já ofereceram ajuda.
Pessoas abrigadas no município
Na manhã desta quarta-feira, 42 vítimas seguiam abrigadas na cidade. Destas, 24 estavam na Associação de Moradores do bairro Travessão (Amotra) e as outras 18, no Seminário Maria Auxiliadora, da Paróquia São Miguel. No Travessão, seguem arrecadando itens como alimentos não perecíveis (principalmente açúcar, leite e azeite), vassoura e rodo.
Morro Reuter
Em Morro Reuter, o recebimento de doações é concentrado no Salão Paroquial da Comunidade Católica Imaculada Conceição, no Centro, mesmo local no qual estão abrigadas mais de 40 vítimas da enchente, vindas de São Leopoldo.
Os voluntários seguem arrecadando roupas, calçados, alimentos não perecíveis, colchões, travesseiros, cobertas e roupas de cama. Mesmo diante de toda a mobilização, o grupo ainda precisa de voluntários para ajudar principalmente na organização dos donativos.