Kombucha é tendência no setor alimentício

05/08/2021
Você pode comprar ou fazer em casa

Você pode comprar ou fazer em casa

Provavelmente ao ir a alguma loja de produtos naturais e olhar para a seção de bebidas, você já tenha se deparado com a Kombucha. Um produto que há dois anos não fazia parte do cotidiano dos brasileiros, hoje é facilmente encontrado. Mas a Kombucha com certeza não é uma invenção recente. Ela teve origem na China e já existe há dois mil anos. Com a tendência de mercado pela busca de produtos que tragam imunidade ou sejam funcionais, ela começou a se popularizar no país.

A Kombucha é uma bebida probiótica feita com chá preto ou verde, açúcar e o Scoby (cultura simbiótica de bactérias e leveduras), que é responsável pela fermentação, deixando a bebida gasosa e com benefícios a saúde. Os sabores são muito variados, já que podem ser misturadas diferentes combinações de frutas e especiarias no preparo. Além disso, a bebida pode ser comprada ou feita em casa.

 

Quais os benefícios da Kombucha?

Por ser uma bebida probiótica, os principais benefícios são relacionados com a melhora da regulação do intestino. Com a melhora da digestão, a Kombucha auxilia também no combate ao ganho de peso e aumenta a imunidade em geral. Porém, é recomendado o consumo de apenas 300ml ao dia, já que a Kombucha mexe com a flora intestinal e pessoas que não estão acostumadas podem sentir algum desconforto se tomarem em grandes quantidades.

 

Como fazer Kombucha em casa?

Adriana Passos de Souza, que aprendeu a fazer Kombucha com uma prima, afirma: “O propósito da Kombucha é de ser passado de pessoa para pessoa. A ideia inicial não seria a comercialização, tanto que os Scobys não têm tanto para vender e normalmente ele é doado. A bebida auxilia as pessoas com problemas de saúde e é um bom substituto para o refrigerante”. Por isso, Adriana ensina como fazer uma receita de Kombucha caseira passo a passo.

 

Itens necessários:

- Pote de vidro de 3 litros

- Scoby

- 3 sachês de chá (verde, preto ou branco)

- 10 colheres de sopa de açúcar

- Papel toalha

- Frutas de sua preferência

- 7 garrafinhas de 300ml cada

 

Modo de preparo:

Para fazer a Kombucha, o primeiro passo é limpar e esterilizar com água quente o pote de vidro antes do uso. Após isso, deve ser feito o chá de sua preferência com os três sachês e água suficiente para encher o pote de três litros. Assim que o chá esfriar completamente, adicione dez colheres de açúcar e retire os sachês. Em seguida, o Scoby pode ser colocado junto com o chá e o pote precisa ser tampado com papel toalha e preso com uma borrachinha. O recipiente deve ficar por sete dias em um lugar escuro para ocorrer à primeira fermentação.

Depois de sete dias é retirado o Scoby, que deve ser colocado em outro pote de vidro com um pouco do chá, e o conteúdo que ficou fermentando deve ser adicionado em garrafinhas de plástico. Frutas como abacaxi, maçã, morango e uva podem ser adicionadas nas garrafinhas e o resto deve ser preenchido com o chá, sempre deixando aproximadamente quatro dedos sem nada. Para fechar as garrafinhas é preciso amassar um pouco a garrafa antes de fechar, porque ela vai produzir um gás posteriormente.

Essas garrafinhas precisam ser armazenadas fora da geladeira em ambiente escuro por sete dias. Depois desse tempo a segunda fermentação está concluída e é possível colocar na geladeira e consumir. O ideal é consumir em no máximo uma semana as Kombuchas que são feitas em casa, sempre as mantendo sob refrigeração.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela