
(Foto: Divulgação)
O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) recebeu 31 votos na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, realizada no sábado (1°). Ele ficou em segundo lugar na votação, perdendo para Hugo Motta (Republicanos-PB), que teve 444 votos e era o favorito consolidado. Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) ficou em terceiro, com 22 votos.
Em seu discurso como candidato, Marcel cobrou Hugo Motta se o impeachment de Lula entrará na pauta e perguntou se ele se comprometerá com a redução de impostos, com o combate à corrupção e se haverá clareza em relação à anistia aos presos no 8 de janeiro.
– O Congresso Nacional, em particular a nossa Casa Legislativa está humilhada, está rebaixada. Nós somos 513 deputados federais, eleitos por mais de 200 milhões de brasileiros, mas o nosso voto conjunto, seja a favor ou contra, quando aprova projeto de lei nesta Câmara, vale menos do que uma decisão monocrática de um ministro do Supremo Tribunal Federal. Onde vamos parar quando o Supremo Tribunal Federal tem lá dentro um dos seus ministros, que é líder do governo Lula? Tudo que é pauta de interesse do governo cai no mesmo ministro. Este sorteio é muito, muito cheio de sorte para alguns – ironizou o deputado dois-irmonense.