“A Páscoa é o momento fundante da nossa fé em Cristo”, diz Pastora Cláudia

02/04/2021
(Fotos: Arquivo JDI)

(Fotos: Arquivo JDI)

Por conta da pandemia do coronavírus, a Comunidade Evangélica (IECLB) de Dois Irmãos não terá cultos presenciais nesta Páscoa. Em entrevista ao JDI, a Pastora Cláudia Patrícia Schaidhauer Pacheco fala sobre a solenidade deste período do ano e sua importância para a fé cristã. Acompanhe:

                                    

Como a Igreja Evangélica celebra a Páscoa?

Pastora Cláudia – A Semana da Páscoa é o momento mais importante da vida cristã, embora a gente perceba que o Natal é algo mais badalado. Para nós, não tem sentido a fé cristã sem a ressurreição, por isso a Páscoa é o momento fundante da nossa fé em Jesus Cristo e da Igreja como um todo. As pessoas cristãs marcam este tempo o ano inteiro. Os cultos normalmente acontecem nos domingos para marcar o Dia do Senhor, que é o dia em que Ele ressuscitou. Mais recentemente, de uns 20 anos para cá, nós temos a experiência do Tríduo Pascal, em que passamos a celebrar não somente na sexta-feira, que lembra a morte de Jesus na cruz, e no domingo, que é a sua ressurreição; mas de entender o momento como uma celebração mais forte e significativa, como um resgate das primeiras celebrações das comunidades primitivas, de como elas conceberam esse evento da morte e da ressurreição do Senhor. Então, passamos a celebrar em tríduo, que é o auge do ano da Igreja, em que celebramos a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus em uma única festa que conta com três momentos.

 

O que significa cada ritual e qual sua importância?

Pastora Cláudia – Na quinta-feira, celebramos o último encontro de Jesus com a sua comunidade de discípulos, em que Ele deixa um legado sobre o serviço da Igreja, o serviço da pessoa cristã ao mundo por meio do gesto do lava-pés, explicando como deve ser o poder entre nós. Na sexta-feira, temos a celebração da crucificação, em que a gente faz uma parada para refletir e meditar sobre o significado da morte de Cristo na cruz, da experiência de abandono que Jesus sofreu, e com isso atualizamos as nossas experiências, pensando agora na pandemia, nesta sensação de abandono que nós estamos vivendo. Creio que Deus está cuidando de nós, mas o ser humano, na sua humanidade, sente a morte, sente a dor como algo muito impactante na vida.

A terceira parte do tríduo é dividida em duas, que inicia no sábado à noite, com a Vigília Pascal, e no domingo de manhã a gente se reúne novamente, aí para o momento alegre e festivo da ressurreição. O momento da Vigília é o momento em que acendemos o Sírio Pascal, uma vela grande que lembra que Jesus é a luz do mundo; foi quando os discípulos se reuniram esperançando, vivendo aquela comunhão e aquela angústia pela morte de Cristo. Agora, como a gente sabe que Ele ressuscitou, celebramos a esperança de um novo nascer, de um novo ser humano que crê na força da ressurreição e da superação. No domingo, logo cedo, a gente costuma se reunir para um momento de louvor, de ouvir o relato da ressurreição e depois para um café da manhã no pavilhão da comunidade. Depois deste café, a gente volta para a igreja e tem um culto mais tradicional, das 9h, que tematiza a Páscoa como um todo. Quem não consegue vivenciar o tríduo, muitas vezes vem só para este culto no domingo. Agora, no entanto, esses cultos não podem ser realizados.

 

Como será a programação da IECLB nesta Páscoa?

Pastora Cláudia – Em nível local, teremos celebrações gravadas em vídeo, que serão disponibilizadas na página da Paróquia no Facebook, na manhã de Sexta-feira Santa e no Domingo de Páscoa. E mensagens compartilhadas no Facebook sobre cada momento do Tríduo Pascal. Em nível nacional, temos uma Ação Simbólica na Semana da Páscoa, como ocorreu no Domingo de Ramos, com a colocação de um ramo verde nas portas ou janelas de nossas casas, simbolizando a esperança de um Reino de Paz. Na Sexta-feira Santa, teremos a colocação de uma cruz junto ao ramo de sexta-feira, simbolizando a morte de Jesus por nós. E no Domingo de Páscoa, as famílias escolhem um símbolo que represente a ressurreição para se unir aos já colocados. Com a união dos símbolos, anunciamos a ressurreição e alimentamos a esperança de novos tempos com vida plena.

 

A comunidade tem alguma ação solidária que gostaria de divulgar?

Pastora Cláudia – Nossa paróquia integra o Sínodo Nordeste Gaúcho, com sede em Estância Velha. Estamos mobilizando uma ajuda ao Hospital de Nova Petrópolis, em nível regional. Também, aqui, pode ser citado o DIA NACIONAL DA SOLIDARIEDADE da CFE (Campanha da Fraternidade Ecumênica), em nível nacional, ocorrido no Domingo de Ramos.

 

Deixe uma mensagem de Páscoa para a população de Dois Irmãos.

Pastora Cláudia – Páscoa lembra libertação da morte e afirmação da vida. É uma celebração coletiva e estamos num momento em que a consciência de sermos coletivos é importante. Necessitamos uns dos outros, necessitamos de união e de unidade na fé, de mais tolerância para com o que é diferente e de muito amor à vida e comprometimento para superarmos esses tempos difíceis. Tenhamos isso em nossas mentes e a Páscoa será inesquecível mais uma vez. Abençoada Páscoa!


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela