
Imagens e vídeos circulam as redes sociais
O baixo nível do Arroio Feitoria preocupa Dois Irmãos. Nos últimos dias, diversos vídeos se espalharam pelas redes sociais, lamentando a situação. Em todos eles, moradores e funcionários públicos pedem que as pessoas façam uso consciente da água.
Em uma das gravações, um morador faz o mesmo, mas também questiona um cano de esgoto que cai no arroio. Ele comenta sobre a cor e mau cheiro da água, além da mortandade dos peixes.
Na manhã desta quinta-feira, dia 2, o JDI entrou em contato com o biólogo Álan Kuhn, chefe do Departamento de Meio Ambiente, para questionar a situação. Ele informa que o cano citado pelo morador pertence à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Navegantes e não tem contato com a água captada pela Corsan. “A captação da água que bebemos fica a cerca de 200 metros acima desse cano de esgoto tratado”, explica, destacando que o papel das ETEs é justamente diminuir os impactos ambientais causados pelo esgoto. “A ETE permite tratar o esgoto antes de chegar aos arroios”, diz Álan, destacando que o município conta com mais seis ETEs espalhadas pelos bairros.
Sobre a mortandade de peixes, Álan reforça que se deve à falta de oxigênio da água. “Não tem mais água correndo no Arroio Feitoria, e enquanto não chover, isso vai persistir. É inevitável”, destaca o biólogo, afirmando que para que a situação volte ao normal é preciso que chova em abundância. “Além disso, as pessoas precisam poupar água”, completa, pedindo a colaboração de todos.