RS tem 2,5 milhões de pessoas recenseadas até agora, diz IBGE

31/08/2022
Fonte: GZH

Fonte: GZH

Desde 1º de agosto, o Censo 2022 já contou 2,5 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul, número que representa 4,2% dos brasileiros entrevistados. Até agora, 966,8 mil casas foram consultadas no Estado. Os dados foram apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (30) em Porto Alegre.

Segundo o coordenador do Censo no Rio Grande do Sul, Luís Eduardo Puchalski, o número de pessoas recenseadas está um pouco abaixo do esperado para agosto. Por conta disso, o levantamento não irá se encerrar no dia 31 de outubro, como previsto. O estudo populacional vai se estender até o mês de novembro e há chances de seguir até dezembro.

– Em função de estarmos com a força de trabalho abaixo do ideal, dificilmente vamos concluir a coleta até dia 31 de outubro. Vamos avançar para o mês de novembro, certamente, mesmo que mais pessoas forem incorporadas para o trabalho da coleta. Eventualmente, podemos entrar em dezembro. Mas a gente acredita que até 31 de outubro a grande maioria dos domicílios terá sido visitada – disse Puchalski

 

No Brasil

Em todo o país, o Censo já contou quase 60 milhões de pessoas. O IBGE ainda enfrenta dificuldades de contratar os recenseadores, um dos fatores que influencia no prazo para a coleta de dados. Atualmente estão em campo 144.634 recenseadores, 78,8% do total de vagas disponíveis. O Estado com maior déficit de recenseadores é o Mato Grosso, com apenas 51,2% do número de vagas preenchidas. Já Alagoas está com 99,6% dos postos ocupados.

O gerente técnico do Censo, Luciano Duarte, avalia que o instituto esteja enfrentando mais dificuldades de preencher as vagas nos Estados onde a taxa de desemprego é mais baixa.

– A gente acredita que seja uma consequência do mercado de trabalho. Os Estados com maior taxa de desocupação são os que o IBGE tem maior atratividade para o trabalho do Censo. Em Estados, em municípios, onde têm situação de quase pleno emprego, a gente tem desafios – completou.

 

Greve

Os recenseadores contratados temporariamente têm se mobilizado por uma greve nacional em 1º de setembro, por melhores condições de trabalho. Eles se queixam do atraso nos pagamentos e dificuldades de serem recebidos pela população, entre outras demandas. O IBGE informou que estava trabalhando para mudar procedimentos operacionais e assim restabelecer os pagamentos em dia.

Duarte reconheceu que tem ocorrido casos de agressões e racismo da população contra recenseadores, mas que são pontuais.

– Tem acontecido, mas é pontual – disse.

Segundo ele, a grande maioria dos moradores já visitados recebe o recenseador com hospitalidade. O IBGE também lamentou os casos de assaltos a recenseadores, alertando que os dispositivos de coleta que têm sido roubados não têm qualquer funcionalidade além da transmissão de dados para o IBGE.

– Temos casos de assaltos, estão levando dispositivo móvel dos recenseadores. Esclarecemos que aquilo não é aparelho telefônico. Roubar aquilo é roubar tijolo, é roubar lixo, não serve pra nada – disse Cimar Azeredo, diretor de Pesquisas do IBGE.

– Numa operação desse porte, a gente acaba lidando com situações adversas – complementou Duarte.

 

Números

Na manhã desta terça-feira, o total de população recenseada era de 59.616.994. Segundo um balanço parcial divulgado pelo instituto, até segunda-feira (29), 58.291.842 pessoas haviam sido contadas em 20.290.359 domicílios brasileiros. Até o momento, 47,8% da população recenseada eram homens e 52,2% eram mulheres.

No Rio Grande do Sul, de 2.497.756 pessoas recenseadas em 966.837 domicílios, 52,3% eram mulheres e 47,6% eram homens. A maior parte das pessoas – 962.779, o que representa 99,5% - respondeu ao questionário de forma presencial, na hora da visita do recenseador, enquanto 2.322 pessoas responderam pela internet (0,24%) e 1.736 (0,17%) pelo telefone – em ambos os casos, após a visita do recenseador.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela