“Flexibilidade no atendimento é diferencial”, destaca CEO da LF Máquinas

31/07/2023
Fonte: RBS BRAND STUDIO para LF Máquinas e Ferramentas

Fonte: RBS BRAND STUDIO para LF Máquinas e Ferramentas

O mercado global de Manutenção, Reparo e Operações (MRO) foi avaliado em US$ 616,01 bilhões em 2020 e deve valer US$ 701,30 bilhões até 2026, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 2,19% entre 2021 e 2026. É o que aponta o relatório feito pela Mordor Intelligence, empresa do ramo de análise e consultoria industrial.

De acordo com o estudo, um número cada vez maior de empresas do segmento está investindo no mercado, impulsionadas pelo crescimento da demanda, o que fez com que muitos players expandissem a sua presença e capacidade de atendimento. É o caso da empresa LF Máquinas e Ferramentas – referência no segmento de Manutenção, Reparos e Operações (MRO) e suprimentos em geral para a indústria –, há 34 anos no setor.

Com foco em buscar soluções em suprimentos destinados à indústria, em toda sua cadeia produtiva, ou para quem pretende realizar trabalhos manuais (seja profissionalmente ou como hobby), o empreendimento criado em Caxias do Sul em 1989 atende profissionais autônomos, pequenas, médias e grandes empresas em diversos setores.

Além dos produtos de primeira linha fabricados pelos players no ramo de maquinário e ferramentas, a LF Máquinas dispõe de equipe técnica preparada para atender aos clientes solucionando eventualidades, tirando dúvidas ou mesmo colaborando no desenvolvimento de projetos. Demonstrações, treinamentos e suporte também estão entre as possibilidades de interação entre profissionais da LF Máquinas com os clientes.

Outro diferencial, segundo o CEO da LF Máquinas e Ferramentas Germano Grings, é uma logística ágil e bem organizada, com uso de ferramentas tecnológicas para entrega de materiais adquiridos nos diferentes canais de venda (lojas, e-commerce, televendas e vendas externas).

– Nesses 34 anos de existência, vimos a tecnologia impactar os negócios de diversas formas, mas nada foi tão relevante quanto a agilidade e a facilidade que a tecnologia proporcionou de nos comunicarmos com nossos clientes – ressalta Grings.

 

Na entrevista a seguir, o gestor fala sobre a trajetória da LF Máquinas e os diferenciais do negócio no mercado. Confira:

 

 

O que é preciso para prosperar no segmento de MRO?

Germano – Diria que a principal característica que fez a LF prosperar é o relacionamento. Por isso, aqui na empresa, sempre prezamos pelo bom relacionamento junto aos nossos clientes e fornecedores, o que se tornou um de nossos diferenciais. Esse relacionamento é baseado na confiança adquirida em mais de três décadas, de acordo com as nossas atitudes, com o atendimento diferenciado e nossas entregas.

 

Com experiência adquirida desde o início das atividades, o que é necessário para cativar o cliente?

Germano – Acredito que o cliente sempre buscará resolver o seu problema da forma mais rápida e eficaz possível. E é isso que ele vai encontrar aqui na LF. Desde o início, acreditamos que nosso negócio está baseado em resolver o que for necessário para que os profissionais possam desempenhar da melhor maneira possível o seu trabalho.

 

Como a tecnologia associada ao comércio impactou o empreendimento no decorrer dos anos?

Germano – Nesses 34 anos de existência, vimos a tecnologia impactar os negócios de diversas formas, mas nada foi tão relevante quanto a agilidade e a facilidade que a tecnologia proporcionou de nos comunicarmos com nossos clientes. Hoje, temos um site que atende todo o território nacional, 24 horas por dia e sete dias por semana. Isso era algo inimaginável há mais de três décadas.

 

A agilidade é uma das marcas destacadas pela LF Máquinas. Como a empresa chegou ao esquema atual de entrega rápida?

Germano – Uma entrega ágil é primordial hoje em dia. Ninguém quer ficar esperando muito tempo para receber sua mercadoria. E no mercado de máquinas e ferramentas, em que profissionais de diversos segmentos dependem desses recursos para desempenhar o seu trabalho, isso é ainda mais relevante. Por isso, além de frota própria e parceria com as principais empresas de logística do Brasil, contamos com três centros de distribuição localizados em cidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Assim, garantimos entrega rápida para a maioria das regiões, em alguns casos em até 24 horas.

 

Outro destaque da marca é o atendimento especializado, que oferece soluções e equipe técnica à disposição para resolver possíveis problemas, tirar dúvidas e desenvolver projetos em conjunto com o cliente. Como criar e gerenciar uma equipe capacitada para esse suporte?

Germano – Nossa equipe técnica é resultado de anos de experiência atendendo a indústria, nos mais variados setores. Essa vivência, somada à nossa proximidade com as equipes de produto de nossos fornecedores, resultou em um time capaz de encontrar a melhor solução para ajudar os profissionais no seu trabalho. Esse atendimento acabou nos diferenciando e se tornou uma marca da LF.

 

Qual a importância de diversificar a forma com que os clientes podem encontrar sua marca?

Germano – A proposta da LF é ser multicanal. Aqui o cliente escolhe como quer ser atendido. Se quer comprar com mais agilidade e sem sair de casa, pode optar por comprar em nosso site ou pela televenda. Caso seja necessário um atendimento mais técnico e personalizado, o cliente pode contar com a equipe de vendedores especialistas, que vão até as instalações de nossos clientes para entender a necessidade e oferecer a melhor solução. Sempre entendemos que essa flexibilidade no atendimento é importante para nos ajustarmos a cada perfil de cliente.

 

A LF Máquinas trabalha com suprimentos para indústria, seja para fins pessoais ou profissionais, além de empresas de todos os portes. Como proceder para atender públicos tão distintos de maneira adequada?

Germano – A flexibilidade de escolha do canal, assim como o atendimento personalizado, é o que nos permite atender da melhor maneira, independentemente do porte ou segmento da empresa. Entender o negócio do cliente, saber quais suas particularidades e desafios, é o que nos permite oferecer a melhor solução.

 

E com relação às marcas de equipamentos, máquinas e ferramentas com as quais trabalham: como fazer com que esse relacionamento seja proveitoso para ambas as partes?

Germano – Acredito que tudo passa pelo relacionamento. Aqui na LF trabalhamos com as principais marcas de máquinas, ferramentas e suprimentos para a indústria. Marcas que são reconhecidas mundialmente, mas que, assim como nossos clientes, mantemos um relacionamento próximo, baseado na confiança, transparência e parceria.


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