Previsão para dezembro é de calor e pouca chuva no Estado

30/11/2022
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Depois de alguns dias frios em novembro, o calor veio para ficar no Rio Grande do Sul. Mesmo que o verão só comece oficialmente no dia 21 de dezembro, a previsão do tempo para o próximo mês, desde o início, é de muito calor e chuvas irregulares, tendo em vista que o clima segue influenciado pelo fenômeno La Niña. As temperaturas no Estado podem voltar a chegar aos 40°C, como registrado no verão passado.

O clima gaúcho será impactado pelo fenômeno La Ninã durante todo o verão. Isso significa que as chuvas seguirão irregulares, assim como foram em novembro, e permanecerão abaixo da média esperada para o mês. A falta de chuva, por sua vez, fará com que as temperaturas disparem. As condições garantem aos gaúchos dias quentes e, por conta da baixa umidade, bem abafados.

– Os 40°C chegam para cidades como Uruguaiana, por exemplo. Mas, em Porto Alegre, não descartamos a possibilidade, a cidade pode facilmente registrar temperaturas acima dos 36°C – pontua a meteorologista da Climatempo Maria Clara Sassaki.

 Segundo ela, o tempo terá picos de temperatura. Quando os picos passarem, o calor deve amenizar, mas dias frios não voltarão tão cedo. As chuvas, além de irregulares, devem vir em forma de temporais clássicos de verão, com pancadas, trovões e granizo. Caso a temperatura suba muito, Porto Alegre pode enfrentar dias com fortes pancadas de chuva, podendo, inclusive, causar pontos de alagamento.

– Essa é uma previsão estendida, vale para janeiro e os outros meses do verão também, já que o La Ninã só vai começar a perder efeito nos meses de outono – brinca Maria Clara.

No Litoral Norte, a previsão é de que os dias sejam mais nublados durante dezembro e janeiro, com dias abafados e eventual garoa.

 

Novembro

O mês que acaba nesta quarta-feira (30) foi marcado pelas chuvas irregulares, causadas pelo La Niña. Segundo a Climatempo, em novembro, choveu dentro do esperado e o Estado conseguiu atingir a média climatológica.

As temperaturas variaram bastante, tendo dias quentes e frios. No Rio Grande do Sul, a maior e a menor temperatura foram, respectivamente, 0°C, em São José dos Ausentes, e 37°C, registrada no dia 16 de novembro m Quaraí. Já em Porto Alegre, a maior máxima registrada foi de 32,4, no dia 15. A menor, 9,3°C, ocorrida no dia 6.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela