Promotor destaca importância de grupos reflexivos no combate à violência doméstica

29/11/2023
Wilson Grezzana esteve na Câmara na segunda-feira

Wilson Grezzana esteve na Câmara na segunda-feira

Abrindo a programação da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, a Câmara de Vereadores de Dois Irmãos recebeu na segunda-feira (27) o promotor Wilson Grezzana para falar sobre direitos humanos.

– Os direitos humanos são um dos princípios basilares do estado democrático de direito. É uma grande conquista da humanidade, uma grande conquista de todos nós. Falar de direitos humanos é falar de igualdade; todos são iguais perante a lei, sem distinção de credo, raça, etnia, religião. Falar de direitos humanos é falar de saúde; a saúde é direito de todos e dever do estado. Falar de direitos humanos é falar de assistência social, do cuidado com os mais vulneráveis, das pessoas com deficiência e da sua inclusão na sociedade, é propiciar aos idosos – e essa demanda está cada vez mais presente – dignidade. Falar de direitos humanos é falar da igualdade racial, do combate a qualquer forma de preconceito e ódio, do combate à fome, dos moradores de rua. E falar de direitos humanos é falar do combate à violência doméstica – disse ele.

O promotor também destacou a importância do Grupo Reflexivo de Gênero, destinado para autores de violência contra a mulher e que foi implantado em 2023.

– Terminou recentemente o primeiro ciclo dos chamados grupos reflexivos de combate à violência doméstica em Dois Irmãos. Esses encontros – foram seis ao todo – acabaram sendo muito proveitosos e enriquecedores. Eram realizados quinzenalmente no salão do júri no Fórum, das 18h às 20h, de modo a permitir que todos aqueles que tinham recebido medida protetiva contra si pudessem participar, com a obrigação de comparecer a pelo menos quatro desses encontros – comentou.

O próprio Wilson participou de cinco deles, um como palestrante e quatro como assistente.

– Embora visse caras amarradas, eu disse a eles que deveriam transformar aquele limão em limonada e aproveitar um curso em que poderiam tratar de questões envolvendo o machismo estrutural e tentar encontrar meios e ferramentas para ajudar que as pessoas, sobretudo o homem, consigam resolver seus problemas que não através da ameaça, da perseguição e da violência. Estatísticas mostram que nas cidades onde há esses grupos reflexivos a reincidência diminui drasticamente – concluiu o promotor.

 

Campanha segue até dia 8

Nesta quarta-feira (29), a programação contou com bate-papo sobre “Como a sobrecarga mental e emocional pode afetar sua comunicação e relacionamentos”, com Rosa Maria Diniz da Silva. Na sexta (1º), às 14h, haverá bate-papo sobre violência doméstica com a Soldado Bernardes, no Imec Supermercados. Na próxima semana, o delegado da Polícia Civil, Felipe Borba, falará sobre “A violência contra a mulher e o problema das cifras ocultas” nas escolas Paulo Arandt (dia 5, às 8h e às 13h30) e 10 de Setembro (dia 7 às 8h e dia 8 às 13h30).


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela