Casal de Ivoti se prepara para desbravar a África a bordo de duas Hondas CG 125 da década de 70

27/09/2023
Jussara e Gustavo com o mascote Juca em frente às motos da década de 70, com as quais irão encarar a aventura na África

Jussara e Gustavo com o mascote Juca em frente às motos da década de 70, com as quais irão encarar a aventura na África

Em busca de aventura e sem medo de desafios, um casal de Ivoti vai viajar pela África a bordo de duas motos Honda CG 125, uma do ano de 1977 e outra de 1978.

Jussara Hentges, 27 anos, e Gustavo Vinícius Blume, 31 anos, vão iniciar a aventura ainda na primeira quinzena de outubro e estão organizando os últimos detalhes da viagem, que deve levar de 1 a 2 anos. Tudo está sendo compartilhado na página e no canal “Baita Rolê”, que já soma mais de 60 mil seguidores no Instagram e mais de 100 mil inscritos no YouTube.

De acordo com Gustavo, as motos foram enviadas por navio ao Marrocos agora em setembro. Mês que vem, o casal segue para lá, busca as motos e então inicia o trajeto rumo à África.

Jussara sempre sonhou em conhecer a África e, ao discutirem sobre o próximo destino, decidiram que seria para lá. “Sempre quis mudar o mundo e um dia me falaram que deveria começar por dentro de mim. Quando estávamos decidindo para onde iríamos, logo pensei na África. Vou poder ajudar as pessoas de lá e, ao mesmo tempo, mostrar para as pessoas aqui do Brasil o que realmente é a África”, diz ela, que quer compartilhar com os seguidores a realidade dos países africanos, falar da cultura, dos costumes e do povo. “Além de tudo isso, gostamos de desafios, e sabemos que lá será bem desafiador”, comenta Gustavo.

Faltando algumas semanas para a saída, eles ajustam os últimos detalhes das motos e analisam o que poderão levar. Sem muito espaço para bagagem, é preciso analisar o que é mais necessário. “Levamos roupas para frio e calor, porque podemos enfrentar muitos extremos; barraca, ferramentas, fogareiro, dois pratos, duas panelas, itens de higiene, equipamento de filmagem para o canal e bastante protetor solar. Dessa vez também vamos levar uma placa solar dobrável”, conta Gustavo.

Saindo do Brasil, o único destino certo, com data de chegada, é o Marrocos. A partir dali, tudo é aventura. Jussara e Gustavo partem para a África sem um trajeto definido. “Vamos nos informando sobre qual é o melhor caminho na cidade ou país anterior”, conta Jussara, afirmando que gosta dessa liberdade. “Vamos buscando informações e sentindo os ambientes. Só sabemos que saímos do Marrocos e vamos em direção ao sul da África”, diz Gustavo. “Não temos nada 100% definido. Vamos descobrir ao longo do caminho”, completa. O casal comenta, porém, que definiu alguns países pelos quais vai evitar passar, por questões de segurança, que são: Níger, Líbia, Chade, Somália e República Centro-Africana.

Sem trajeto definido, as noites também são incertas. A expectativa é de que muitas delas sejam em barracas. “Assistimos a muitos vídeos no YouTube, que mostraram várias instalações bem baratas, então será uma viagem bem mista”, diz Gustavo, contando que os melhores pontos de internet geralmente estão nos hotéis, o que levará o casal a buscar esses locais principalmente para a postagem de conteúdo. “Mas não pensem nesses hotéis aqui do Brasil; são lugares simples”, completa, aos risos.

Ansiosos para a viagem, Jussara e Gustavo sonham em desbravar ainda muitos lugares do mundo. “Já viajamos de carona, de bike, com uma moto só e agora vamos com duas. Não sabemos o que nos espera pela frente, mas gostamos de aventura. Quando lançamos essa viagem, ficamos pensando no que de mais louco vamos conseguir fazer depois de ter feito toda a África em duas motos antigas, e a gente não sabe”, dizem eles.

Quem quiser acompanhar a viagem, basta ficar ligado no Instagram (@baita.role) e YouTube (@baitarole).

 

Outras aventuras

O casal fez a primeira viagem junto de carro, a bordo de um Ford Ka. Foram 100 dias desbravando cidades brasileiras. Depois, se aventuraram de bike. Em 6 meses, pedalaram 3 mil e 500km. Percorreram seis estados brasileiros, o Uruguai e dez províncias da Argentina. “Dentro desse trajeto enfrentamos grandes desafios como a praia do Cassino, cruzar o Pantanal do Mato Grosso do Sul e a Transpantaneira do Mato Grosso. Também pedalamos em grandes altitudes e fizemos mais da metade da Ruta 40 (rodovia argentina)”, contam eles em seu canal no YouTube.

Das bikes, Jussara e Gustavo mudaram para uma moto Honda XL 125 1986. Foram de Uruguaiana até Ushuaia, conhecida como a “Cidade do Fim do Mundo”, retornado à Argentina. Eles contam que sempre viajaram em segurança. As únicas adversidades foram o frio e pequenos acidentes, além de problemas com bikes e motos. “Somos muito positivos. Toda vez que acontece algo, não nos abalamos, o que acaba tornando tudo mais fácil. Além disso, sempre aparece alguém para ajudar”, completam.

 

3º Encontro dos Oreia Seca

Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, o casal promoveu o 3º Encontro dos Oreia Seca. O evento é uma maneira de se aproximar do público que acompanha as suas aventuras. Desta vez, ele ocorreu no Camping e Lago Wittmann, em Dois Irmãos, reunindo mais de mil pessoas de todo o país. “Foram dias muito legais, onde os seguidores puderam nos conhecer, conhecer as motos, estar mais perto, trocar experiências. Esses momentos dão sentido ao que a gente faz. Vira amizade”, diz Gustavo, agradecendo o carinho de todos.

 

Casal de São Paulo também prestigiou o evento

Cibele Assunção, de 52 anos, e o marido, Jorge Assunção, de 62, vieram de São Paulo para o Rio Grande do Sul a bordo de um motorhome. Durante a passagem de quase duas semanas pelo Estado, prestigiaram o 3º Encontro dos Oreia Seca e conheceram a Jussara e o Gustavo. Assim como eles, o casal paulista também adora viajar. Já viajou no conforto de aviões e navios, mas também já desbravou muitas estradas de moto. “O avião, o navio tem muito conforto, mas o acolhimento que tivemos aqui é o melhor de tudo. O contato com as pessoas, o sentar e conversar”, diz Cibele, agradecendo à receptividade do Camping e Lago Wittmann.

 

(Reportagem de Thaís Lauck)


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela