Vereadores cobram melhorias na saúde e na fiscalização de recursos

25/11/2022
(Foto: Divulgação / Câmara)

(Foto: Divulgação / Câmara)

A sessão de segunda-feira (21), na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos, foi marcada novamente por cobranças na área da saúde. Paulino Renz (PDT) foi o primeiro a se manifestar, pedindo mais atenção do prefeito Jerri Meneghetti.

– O povo está sendo mal atendido e está clamando pelo prefeito, que ele vá para as unidades de saúde, hospital, emergência e enxergue o povo – protestou.

Darlei Kaufmann (PSB) reconheceu a manifestação do colega.

– A gente precisa cobrar, Paulino, é uma das nossas funções aqui. Acredito que a gente já deveria ter organizado uma comissão nesta casa para acompanhar mais de perto as questões que envolvem a saúde no nosso município, que envolvem principalmente a administração do Hospital São José. Acho importante as suas cobranças, pois muitas vezes é a oposição que faz um governo forte, mas a gente nunca pode esquecer que vive num município maravilhoso, com pleno emprego e escolas de muita qualidade – comentou.

Ederson Bueno (MDB) destacou a necessidade de contratar mais médicos.

– No sábado, estive no hospital com o Dr. Tiago (Serafim, diretor técnico) e o senhor Luís (Antônio Alves Linder, diretor administrativo), quando eles me apresentaram alguns números da Emergência 24h. Realmente, a gente vem numa curva ascendente muito grande de demanda. Hoje (segunda), por exemplo, das 8h às 16h tivemos 162 atendimentos, e às 4h da tarde havia 55 pessoas esperando; a média em segundas é 118 pacientes – informou.

O presidente Ramon Arnold (PP) também se manifestou:

– Conversei com o secretário (Nilton Tavares, da Saúde) sobre esse aumento nas segundas-feiras. Tivemos muitos atendimentos na sala vermelha, que são atendimentos de urgência e que acabam tirando um tempo maior por parte dos médicos, e o secretário me falou que terá uma reunião para a suplementação de mais um médico clínico geral para as segundas. Conversei também com ele sobre a importância de alinhar os atendimentos nas UBSs; muitos desses atendimentos poderiam ser feitos através das UBSs nos bairros.

Sheila da Silva (PT) reforçou o comentário do colega Darlei sobre fiscalização.

– A gente tem uma empresa terceirizada que recebe o recurso para oferecer um serviço. Se você contrata uma empresa para prestar um serviço na sua casa, você vai dizer o que espera, como você quer que seja prestado esse serviço, vai definir os recursos e vai fiscalizar. É preciso pensar em uma equipe habilitada para fazer o acompanhamento e a fiscalização da empresa que presta o serviço de saúde no município, com especialistas na área. Precisamos de um contador para olhar as finanças, ou não temos como fazer essa fiscalização de maneira efetiva. Se a demanda aumentou, a gente precisa se readequar e olhar a nossa realidade.

 

POLUIÇÃO SONORA

Além da saúde, outro assunto levantado pelo vereador Darlei foi sobre a poluição sonora, principalmente em finais de semana.

– Fui novamente cobrado, muito em função do que vem acontecendo na Praça do Fórum (Algemiro Fleck). Penso que a gente precisa ter locais para que os nossos jovens possam se divertir, que não tenham a necessidade de ir para outros municípios, correndo risco nas estradas. Mas as regras precisam ser claras em relação aos limites dos decibéis dos aparelhos de som, aos limites por zoneamento, por praça. Acho muito importante que o assunto não adormeça nesta casa – comentou.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela