VW exibe um dos últimos exemplares do Fusca e carro mostrado a Itamar

25/01/2023
Fonte: Autoesporte

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O Volkswagen Fusca é um carro tão importante na história do Brasil que tem não um, mas dois dias para chamar de seu. Um deles, o Dia Nacional do Fusca, é 20 de janeiro. Para quem não sabe, o outro é 22 de junho, comemorado em todo o mundo. Como uma forma de celebrar a data, a Volkswagen resolveu abrir seu acervo particular e exibir alguns exemplares do carro mais lendário já feito no Brasil.

Atualmente a fabricante tem três exemplares do Fusca no acervo da Garagem Volkswagen. Um deles, de cor vermelha, é uma das últimas unidades produzidas na primeira fase. O modelo saiu da linha de produção da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), ainda nos anos 80. Mas há uma curiosidade neste caso: oficialmente, a produção foi encerrada em 1986, mas cerca de 850 exemplares acabaram sendo feitos no ano seguinte, como o carro da foto.

O segundo, prata, é mais novo, e marca a fase final do Fusca. O exemplar guardado no acervo é o primeiro produzido após a Volkswagen atender ao pedido do então presidente da República, Itamar Franco, que solicitou à fabricante que retomasse a produção do Fusca no Brasil. O veículo de chassi 9BWZZZ11ZPP000001 inclusive foi apresentado ao chefe de governo na época, em 1993.

Por fim, o Fusca Cabriolet branco também é da segunda leva. A unidade é uma das três últimas unidades, de 1996, da chamada Série Ouro que foram convertidas em conversível. O modelo possui bancos de couro e volante do Gol da época e é considerado o mais raro da coleção.

 

A história do Fusca

Lançado em 1935 na Alemanha com o objetivo de ser econômico e popular, o Fusca começou a ser produzido no Brasil em 1953, ainda no regime CKD, quando as peças chegam importadas em caixas e são montadas – no caso da Volkswagen, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Em 1959, o Fusca foi o responsável por inaugurar a primeira fábrica da marca fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo (SP). O simpático VW Sedan também foi um dos precursores da indústria automobilística nacional de grande volume. O catálogo de cores chamava atenção com várias opções inusitadas, como verde abacate ou laranja.

A primeira geração do Fusca foi produzida no Brasil até 1986, quando já perdia terreno para rivais mais modernos, como Chevrolet Chevette, Ford Escort e Fiat Uno. Em 1993, o presidente Itamar Franco sugeriu que a Volkswagen voltasse a produzi-lo para que fosse contemplado pelas isenções de impostos da Lei do Carro Popular. A Volkswagen atendeu ao pedido e os modelos feitos neste período, até 1996, foram apelidados de “Fusca Itamar”.

Nessas décadas, saíram da fábrica da Volkswagen cerca de 3,3 milhões de exemplares do Fusca – estima-se que um milhão ainda rodem pelas ruas do país. O modelo foi o carro mais vendido do Brasil por 24 anos. O New Beetle foi lançado em 1997 como uma opção mais descolada ao Golf – e não teve vida tão longa no catálogo da Volkswagen. Ele durou até 2011, quando a marca decidiu relançá-lo com a plataforma MQB. A terceira geração do Fusca foi produzida até 2020, sendo descontinuada pela baixa nas vendas.


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