“Fraternidade e Amizade Social” é tema da Campanha da Fraternidade 2024

24/01/2024
(Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

No dia 14 de fevereiro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dará início à Campanha da Fraternidade 2024. O tema deste ano, que marca os 60 anos de mobilização da campanha em todo o Brasil, é “Fraternidade e Amizade Social”.

No dia 3 de fevereiro (sábado), das 8h30 às 11h, haverá uma formação diocesana no salão nobre da Catedral São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo.

– Em 1964, nascia no seio da Igreja Católica no Brasil uma iniciativa que se tornaria uma tradição de reflexão e ação durante o período da Quaresma: a Campanha da Fraternidade. Em 2024, celebramos com gratidão e compromisso os 60 anos dessa jornada. O tema escolhido pelos bispos para marcar esta significativa data é “Fraternidade e Amizade Social”, uma chamada para a construção de laços mais sólidos e compassivos entre os seres humanos, à luz do Evangelho. O lema, retirado do Evangelho de Mateus (Mt 23, 8), ecoa a mensagem central da Campanha: “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Para enriquecer e fortalecer a participação de todos os fiéis, a formação diocesana sobre a Campanha da Fraternidade 2024 se apresenta como um espaço essencial. Destinada a abranger um público amplo, a formação se dirige a agentes de pastorais, movimentos, serviços e grupos paroquiais, assim como a lideranças que desempenham papéis fundamentais na comunidade, como catequistas, ministros, lideranças juvenis, professores e o povo em geral – diz a nota divulgada pela Diocese de Novo Hamburgo, da qual fazem parte as paróquias de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval.

 

SAIBA MAIS

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:

1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;

2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;

3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).

A coleta da Campanha realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal tem realizado um bem imenso no cuidado para com os pobres. Ao percorrermos o itinerário da Campanha que nossos irmãos nos prepararam, possamos continuar seguindo Cristo, caminho, verdade e vida (Cf. Jo 14,6). (Fonte: CNBB)


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela