Conselho Municipal de Educação de Dois Irmãos completa 35 anos de fundação

23/08/2023
Atual diretoria

Atual diretoria

Criado oficialmente em 24 de agosto de 1988, pela Lei Municipal n° 716, o Conselho Municipal de Educação de Dois Irmãos completa 35 anos nesta quinta-feira. À época, era reconhecido como um órgão de cooperação, vinculado ao gabinete do prefeito, com a finalidade de auxiliar a administração municipal na orientação, planejamento, interpretação e julgamento da matéria inerente a educação. 

Atual presidente do Conselho, Vilson Francisco Selch destaca que o mesmo permaneceu com atividades restritas durante quase dez anos, quando então passou por mudanças significativas. Segundo ele, em 23 de março de 1998 o Conselho Municipal de Educação foi criado com representantes das escolas municipais, estaduais e particulares, Secretaria Municipal de Educação, Câmara de Vereadores e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Na época, a entidade era submetida ao Conselho Estadual de Educação (CEE), pois o Sistema Municipal de Ensino não havia sido instituído no município. Isso só ocorreu em novembro de 2002, quando então, finalmente, através da Lei Municipal nº 1.967/2008, o Regimento Interno do Conselho Municipal de Educação adequou-se ao Sistema Municipal de Ensino de Dois Irmãos.

Em entrevista ao Jornal Dois Irmãos, o presidente Vilson Selch destaca a atuação do Conselho e as suas principais conquistas ao longos destes 35 anos. Confira:

 

Qual o papel do Conselho Municipal de Educação?

Vilson – O Conselho Municipal de Educação tem atribuições claras, que são: normativas, deliberativas, propositiva e fiscalizadora do desempenho das políticas públicas municipais em matéria de educação, cabendo-lhe formular e avaliar a política municipal de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento das normativas e orientações. O Conselho é formado por pessoas de diversas áreas da sociedade, que se reúnem para discutir políticas públicas, leis e diversas ações da cidade, proporcionando oportunidades para vários segmentos da população. São um elo entre a sociedade e o poder público.

 

Quais foram as maiores conquistas do CME nestes 35 anos?

Vilson – O CME/DI tem conquistado sua sede própria com espaço adequado para reuniões ordinárias e extraordinárias, sala de reuniões, sala da presidência para elaboração dos diversos documentos relativos ao sistema municipal de ensino. Tem exarado pareceres e resoluções acompanhando e atualizando nosso sistema de ensino às orientações e demandas legais provindas do Ministério da Educação, da Câmara de Educação Básica ou do governo federal, de modo especial, quanto a: orientações para a Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, diferentes frentes na inclusão escolar, a questão Educação Étnico-racial (afro e indígena), EJA, Contraturnos, e busca ativa. Da mesma forma, tem orientado e assentado orientações legais no decorrer do período excepcional pandêmico na perspectiva de dar conta do ano letivo, provendo normas que possam auxiliar em garantir o acesso das crianças e adolescentes ao ensino e aprendizagem. Hoje o CME/DI acompanha o desenvolvimento de todas as metas do Plano Municipal de Educação. Estuda semanalmente as novas medidas e orientações legais. Atualiza nosso sistema em todas as demandas legais. Também responde a pedidos de informações da sociedade de Dois Irmãos.

 

Na visão do grupo, qual o maior desafio da educação atualmente?

Vilson – O maior desafio do CME/DI, hoje, é estruturar e alicerçar normas e orientações ao sistema de ensino de Dois Irmãos numa perspectiva de dar base para a criança e o adolescente de nossas comunidades escolares serem protagonistas da construção do conhecimento. Que tenham todo o envolvimento e engajamento dos profissionais de educação, técnicos especializados e dos gestores de escola neste processo.

 

Onde e quando ocorrem as reuniões do grupo?

Vilson – Os conselheiros de educação de Dois Irmãos têm reuniões semanais, nas quartas-feiras, das 7h30 às 11h30, na sede do CME/DI, que fica na Av. São Miguel, 1619 (na Casa Rosa).

 

 

TITULARES

Presidente: Vilson Francisco Selch (ACPM/CE)

Vice-presidente: Celsi Lambrecht Richter (Professores Municipais – Ensino Fundamental)

1ª Secretária: Carolina Preussler (APAE)

2ª Secretária: Ana Liliam Siebert Hausmann Esswein (Secretaria de Educação – Educação Infantil)

Ivana Soligo Collet (Poder Executivo)

Morgana Melo de Melo (Professores Municipais – Educação Infantil)

Matheus Klauck Blume (Escolas Particulares de Educação Infantil)

Rejani Butzen (Secretaria de Educação – Ensino Fundamental)

Ana Paula Closs (FADI)

Juliana Trentim (ACPM/CE)

 

SUPLENTES

Claudete Rejane Schneider (ACPM/CE)

Olinda Elisandra Silveira da Silva (Professores Municipais – Ensino Fundamental)

Rovana Eich dos Santos (APAE)

Rejane Maria Atz Juver (Poder Executivo)

Leandro Alex Heckler (Secretaria de Educação – Educação Infantil)

Tatiane Altenhofen (Professores Municipais – Educação Infantil)

Anelise Klauck Blume (Escolas Particulares de Educação Infantil)

Cristina Stoffel Görgen (Secretaria de Educação – Ensino Fundamental)

Micheli Andréia Boufleuer (FADI)

Naíza Regina Provenzi de Paula (ACPM/CE)

 

 

Homenagens na Câmara de Vereadores

Nesta quarta-feira (23), homenagens a ex-presidentes e ex-vice-presidentes marcaram os 35 anos do Conselho Municipal de Educação de Dois Irmãos. O evento foi realizado pela manhã, na Câmara de Vereadores, e contou também com a belíssima apresentação do grupo de dança alemã da APAE.

Foram homenageados: Terezinha Ritter Malheiros, Eliana Maria Wolf, Leila Elisa Wendling Kunzler, Denise Maria Maldaner, Maria Beatriz Friedrich, Simone Krause Pelisson, Vilson Francisco Selch, Janete Teresinha Sausen, Celsi Lambrecht Richter, Dirce Maria Sauzen e Lúcio Afonso Habirtzreuter.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela