Brasil deve continuar sem horário de verão em 2023, segundo governo federal

22/09/2023
Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

Fonte: GZH / Foto: Octacílio Freitas Dias

O horário de verão não deve voltar em 2023. Técnicos do Ministério de Minas e Energia avaliam que o planejamento do setor está robusto e garante o devido fornecimento energético, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Foi recomendado ao governo Lula não adotar novamente a prática de adiantar os relógios durante os meses mais quentes.

Conforme noticiado pela publicação, nesta quarta-feira (20), o Brasil entra no período de maior calor com os reservatórios das hidrelétricas em nível elevado, o que garante a energia de fontes renováveis, como solar e eólica, que endossam uma oferta firme a custos menores. A fim de fazer com que as noites caiam mais tarde e o dia passe a sensação de ser mais longo, o horário de verão estabelecia que os relógios fossem adiantados por uma hora, entre os meses de outubro e fevereiro. O objetivo da medida, que começou na década de 1930 e foi instituída em outras nove oportunidades, era reduzir o consumo de energia, aproveitando por mais tempo a luz natural do sol.

A medida foi extinta em abril de 2019, quatro meses após o ex-presidente Jair Bolsonaro começar a governar o Brasil. Na época, o chefe do Executivo alegou que a decisão foi baseada em estudos que evidenciaram que não havia mais economia de energia por conta do adiantamento do relógio e que o organismo das pessoas seria afetado negativamente. Conforme especialistas da área, o horário de verão perdeu força após novos hábitos sociais surgirem, a exemplo do uso de ar-condicionado dentro das moradias de grande parte da população.

Em 2022, Lula abriu uma enquete em sua rede social e perguntou pela preferência do povo quanto ao assunto. Com cerca de 2,3 milhões de votos, o resultado foi favorável ao retorno da medida: 66,2% querem de volta, enquanto 33,8 são contrários.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela