Quarta-feira de Cinzas tem celebrações e marca início da Campanha da Fraternidade

22/02/2023
Dom João Francisco Salm (Foto: Divulgação)

Dom João Francisco Salm (Foto: Divulgação)

A Quarta-feira de Cinzas, neste 22 de fevereiro, terá celebrações nas Comunidades Católicas de Dois Irmãos e Morro Reuter (ver abaixo). A data também marca o início da Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e fome” e como lema, “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Em mensagem divulgada nas redes sociais da Diocese de Novo Hamburgo, o bispo Dom João Francisco Salm falou sobre a importância deste momento.

– Na Quarta-feira de Cinzas inicia-se tempo da Quaresma, um tempo em que a Igreja nos convida à conversão. É um tempo muito bonito do ano litúrgico, e nós somos convidados pela palavra de Deus e a nos dedicarmos à oração, à esmola, à prática da caridade e ao jejum, além de outros exercícios. A Quaresma aponta para a Páscoa, que nós celebramos todos os anos, e para a Páscoa definitiva. Nós vivemos nesse mundo fazendo um caminho de salvação, um caminho de santificação, porém, a celebração da Quaresma como caminho de conversão, não é um caminho individual; ninguém faz a conversão voltado sobre si mesmo, de forma egoística ou individualista. A conversão necessariamente passa pela descoberta do irmão e da irmã com quem nós vivemos, com quem convivemos e, sobretudo, aqueles irmãos e irmãs que precisam de nossa ajuda, do nosso amor; os mais pobres os mais necessitados – disse o bispo.

Ele chamou atenção para o tema e o lema da Campanha da Fraternidade.

– Neste ano, nós somos particularmente convidados a fazer esse caminho de conversão, de abertura para os outros, a partir da Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade e fome” e como lema, “Dai-lhes vós mesmos de comer”. A nossa preocupação com a realidade da fome – sempre lembrando que existem muitas fomes: fome de paz, fome de sentido de vida, fome de Deus, fome de fraternidade... –, nesse ano é a fome mesmo de pão. Há muita gente ao nosso redor que está sofrendo, que não tem a comida de que precisa; famílias inteiras, comunidades, adultos, crianças. Nesse ano, vamos fazer a nossa caminhada quaresmal abrindo nosso coração para essa realidade – completou.

Coordenador de Pastoral da Diocese de Novo Hamburgo, o padre Cláudio Vicente Immig lembrou que as paróquias devem olhar para a sua realidade.

– Somos desafiados a olhar para a nossa realidade concreta, na nossa paróquia. Existem pessoas passando fome? Onde elas estão? O que nós podemos fazer para cumprir o mandato do Senhor? “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Vamos registrar isto e, de certa forma, partilhar em nível diocesano os frutos daquilo que nós conseguirmos realizar ao longo da Quaresma. Que nós possamos assumir este desafio e assim viver intensamente esta Quaresma unidos ao Brasil inteiro – afirmou o sacerdote.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Paróquia São Miguel – Dois Irmãos

– Quarta-feira de Cinzas (Início da Quaresma): No dia 22 de fevereiro, quarta-feira, haverá Missa com Imposição das Cinzas às 16h na Matriz; às 19h30 na Matriz, no Portal da Serra, no bairro São João e no Travessão BR-116; também às 19h30 haverá Celebração da Palavra com Imposição das Cinzas no bairros Navegantes, Vale Verde, Bela Vista, Primavera, Moinho Velho, São Miguel e no Vale Direito.

 

Paróquia Imaculada Conceição – Morro Reuter

– Quarta-feira de Cinzas, dia 22: Missas com Imposição das Cinzas às 19h30 na Matriz, em Picada São Paulo, São José do Herval e Walachai.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela