“Foi comovente a doação e a solidariedade que Dois Irmãos demonstrou”, diz prefeito

20/06/2023
Reunião com a Defesa Civil nesta segunda (Fotos: Divulgação / PMDI)

Reunião com a Defesa Civil nesta segunda (Fotos: Divulgação / PMDI)

Atuando junto às equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, acompanhou de perto as consequências causadas pela enchente no município. “Dois Irmãos viveu um evento natural nunca antes registrado. Já tivemos situações parecidas, como em 2011, mas nunca nessa proporção”, diz ele.

Jerri acompanhou as ocorrências do quartel dos bombeiros desde a noite de quinta-feira (15). “Os primeiros chamados chegaram às 21h, informando alagamentos nos bairros Vale Direito, União, Vale Verde e Vale Esquerdo”, lembra, contando que à medida que as ocorrências se agravavam, mais bombeiros e servidores da administração municipal eram acionados. “Também acionamos máquinas da prefeitura e de empresas prestadoras de serviço, para ajudar”, diz ele, relatando que a situação se agravava rapidamente, devido ao grande volume de água. “A partir daí, os efeitos começaram a aparecer nos demais bairros, como Navegantes, Vila Rosa, Beira Rio e Portal da Serra. Perto da meia noite, já estávamos com quase 20 ocorrências em andamento”, completa.

Ainda durante a madrugada, quatro retroescavadeiras da prefeitura operavam nas ruas, quebrando muros, abrindo valas e fazendo contenções. “Também havia equipes circulando pela cidade e avaliando as prioridades, para otimizar nossos recursos”, lembra o prefeito, que ainda de madrugada gravou um vídeo de alerta à população. “Era por volta das 4h30. Orientamos que as pessoas que moravam próximas a arroios e córregos deixassem suas casas, pois a chuva não cessava e o volume da água seguia aumentando”, recorda.

A força da água também dificultou o trabalho das equipes de resgate, principalmente nos bairros Beira Rio, Vila Rosa e Portal da Serra. “Foi neste momento que precisamos dos barcos a motor e recorremos a pessoas da comunidade. Fomos prontamente atendidos”, diz Jerri, comentando que foram utilizados dois barcos para resgatar famílias de suas residências. “As pessoas que aguardavam os resgates foram extremamente compreensivas”, reforça.

Prioridade das equipes de socorro, o resgate de moradores seguiu até o final da manhã de sexta-feira (16). A partir dali, segundo Jerri, as equipes focaram na avaliação dos danos causados pela enchente. “A água foi baixando e pudemos visualizar melhor os danos, foi quando constatamos o que já se imaginava durante a madrugada, de que havia sido o maior incidente desta categoria na história do município”, lamenta.

Enquanto grupos realizavam o levantamento dos estragos, outros já se mobilizavam em arrecadar doações para as famílias afetadas pela enchente. “Foi comovente a doação e a solidariedade que Dois Irmãos demonstrou neste momento. Nosso município está de parabéns. Houve um grande movimento de pessoas doando, trabalhando, auxiliando da forma que podiam”, elogia Jerri.

 

LEVANTAMENTO

A prefeitura segue trabalhando nas ruas. “Nossas equipes de engenharia estão avaliando os danos causados pelas enchentes e dando suporte às residências atingidas”, informa ele, destacando que será encaminhado um documento para a Defesa Civil Federal, com todas as informações levantadas em Dois Irmãos, para pleitear recursos para a reconstrução de áreas danificadas pela enchente.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela