Festa Nacional da Lavanda terá show com Guri de Uruguaiana na abertura

16/09/2022
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Depois de dois anos sem ocorrer por conta da pandemia, a 5ª edição da Festa Nacional da Lavanda de Morro Reuter vem para se fortalecer como grande evento. Serão quatro dias em que o aroma da lavanda estará no ar na maior festa do município, que costuma atrair de 30 a 40 mil visitantes.

A prefeita Carla Chamorro destaca que Morro Reuter trabalha desde 2015 para incentivar a cultura da lavanda no município, o que também fez surgir a festa com foco no turismo rural e possibilitando o contato direto com os campos coloridos e aromatizados pela flor. “Queremos possibilitar um momento de lazer, cultura e entretenimento para que todos usufruam do melhor da produção local, além de atrações artísticas gratuitas. O evento é feito por toda a comunidade e sintetiza a produção do município, sua hospitalidade e belezas. Por isso, acreditamos que será a maior edição da festa”, acrescenta.

 

ATRAÇÕES DA FESTA

As opções são muitas para o turista que vier a Morro Reuter de 20 a 23 de outubro. No entorno da prefeitura, na Travessa 1º de Maio, Rua Anita Garibaldi e Rua 15 de Novembro haverá Feira de Indústria, Comércio, Artes e Artesanato, feira de produtos coloniais, agroecológicos e agroindustriais, praça de alimentação, exposição agropecuária, bandas típicas, bailes, venda de mudas de lavanda, oficinas, passeio a campo de lavanda, caminhada, brinquedos infláveis e Espaço da Lavanda.

A abertura oficial acontece no dia 20, às 19h, e terá show com Guri de Uruguaiana às 20h. Entre atrações musicais confirmadas, estão Musical Signos, Banda Rosa’s, Rogério Magrão e Banda, Dreamers Boys, Banda 0800, Os Atuais, Choppão, Cia Show 4, Cleiton Borges, DizRock, Estribo de Prata, Barbarella, Pérola Negra, Portal da Serra e Doce Pecado. A realização é da Associação Cultural de Morro Reuter, prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares.

 

CULTIVO DA LAVANDA

Hoje há 22 famílias dedicadas ao cultivo da lavanda no município, e a área de plantio chega a 15 hectares. Com pelo menos duas safras ao ano, a cultura rende em torno de 85,5 toneladas por ano de massa verde, da qual é extraído o óleo essencial. Em agosto deste ano foi criada a Associação de Produtores de Lavanda de Morro Reuter e Região, que vai enriquecer ainda mais o município. “Por meio dessa união de esforços é possível fortalecer o setor perante o mercado, compartilhar experiências e conhecimentos”, diz Carla.

A festa busca valorizar a flor símbolo no município e que há mais de 20 anos perfuma e embeleza a cidade a partir de mudas da lavanda da variedade dentata, vindas da Europa e que tão bem se adaptaram em Morro Reuter. O plantio que tomou os canteiros das ruas, residências e praças também é estimulado cada vez mais pela administração municipal, que oferece um programa de incentivo. Nele, prefeitura e Emater visitam as áreas e orientam todo o cultivo. Além da renda gerada com a venda para extração de óleo essencial, a lavanda fomenta o turismo.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela