Novos vigários paroquiais serão apresentados no próximo dia 21

16/01/2023
(Fotos: Divulgação)

(Fotos: Divulgação)

Com as nomeações e transferências anunciadas pelo bispo Dom João Francisco Salm, a Paróquia São Miguel de Dois Irmãos receberá novos sacerdotes nos próximos dias. Segundo o pároco da Comunidade Católica, Pe. Alexsandro Lemos da Silva, os dois vigários paroquiais anunciados serão apresentados no próximo dia 21. São eles: Pe. José Francisco da Rosa Júnior, que estava Igrejinha, e Pe. Lessir Canan Bortoli, que vem de Morro Reuter.

Por outro lado, dois sacerdotes muito queridos no município acabaram transferidos para outras paróquias da região. O Pe. José Hilário Immig será vigário paroquial na Catedral São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo, e o Pe. Paulo Wendling será vigário auxiliar na Paróquia São João Batista, em Sapiranga. Em entrevista ao JDI, o pároco dois-irmonense falou sobre o que esperar deste ano que está começando. Acompanhe:

 

Qual sua expectativa para o trabalho da Paróquia São Miguel em 2023?

Pe. Alex – Nossa Paróquia tem 13 comunidades, 17 pastorais e movimentos: ONDA, CLJ, EJU, ECC, MCJ, PASCOM, RCC, Ministros da Comunhão Eucarística, Coroinhas, Caritas, Pastoral da Criança, Apostolado da Oração, Pastoral Vocacional, Pastoral Familiar, Miguelinas, Catequese e Liturgia; mais 14 chamados conselhos: Conselho Paroquial de Pastoral, Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos, Conselho Administrativo de cada comunidade; mais três cemitérios e outras atividades pastorais desenvolvidas ao longo do ano.

Fica evidente que não é uma Paróquia pequena, e ainda, a participação dos fieis de modo geral é altíssima, há grande participação nas missas dominicais, por exemplo, porém isso é reflexo e característica de um povo e de uma cultura que guardam os valores da fé vivos, ou ainda, presentes na família, apesar da pandemia ter afastado e muito dificultado o retorno a esta participação. Assim, a expectativa é melhorar o trabalho pastoral, não só conservando o atendimento a todas as comunidades, movimentos, pastorais e serviços citados acima, mas desenvolver uma verdadeira missão pastoral, unidos diretamente ao que o Papa nos pede há muito tempo, “uma Igreja em saída” (Carta Encíclica Alegria do Evangelho).

Tenho a expectativa de realizar mais visitas: às famílias dos(as) catequizandos(as), aos casais que se preparam e ou que recebem o matrimônio, às famílias que levam seus filhos(as) para o batismo, celebrar nas casas dos idosos que não conseguem mais vir às missas, enfim, ir ao encontro! Isso será possível, talvez agora, com três padres disponíveis para o atendimento da Paróquia. Espero poder organizar e melhorar a pastoral da nossa Igreja, sair de pastoral de conservação, de manutenção, e começar a dinamizar mais a caminhada pastoral.

 

Quando chegam e começam a atuar os novos vigários?

Pe. Alex – Nossos novos vigários paroquiais serão apresentados às comunidades, pastorais, movimentos e serviços no próximo dia 21/01 (sábado), às 19h, durante uma missa na Comunidade Capela Santo Antônio (Bairro Primavera). Em fevereiro, a equipe sacerdotal dos três padres – Lessir, José Francisco e Alex – começará a trabalhar junto em nossa Paróquia.

 

Já conhecia ou teve contato com os sacerdotes nomeados?

Pe. Alex – Padre José Francisco é sacerdote novíssimo, foi ordenado dia 16 de dezembro de 2022 em sua Paróquia de origem em São Leopoldo. Conheci padre José Francisco como jovem do Curso de Liderança Juvenil (CLJ), em São Leopoldo, em 2013, e penso que será uma grande contribuição para o trabalho pastoral com os jovens de nossa Paróquia. Com Padre Lessir Canan Bortoli, tivemos uma boa convivência no decorrer do ano passado, quando veio para auxiliar a Paróquia Imaculada Conceição de Morro Reuter; será um grande auxílio com sua sabedoria e caminhada de 33 anos de ministério sacerdotal.

 

O que dizer dos padres Hilário Immig e Paulo Wendling, que deixam de atuar na paróquia?

Pe. Alex – Penso que em cada Paróquia pela qual passamos temos duas oportunidades: apreender e ensinar. Nossa Paróquia tem muito a agradecer a estes dois padres que certamente contribuíram no que melhor poderiam contribuir e dar-nos como padres, ambos com uma caminhada sacerdotal riquíssima: Padre Paulo com seus 42 anos de vida sacerdotal e Padre Hilário com seus 37 anos de vida sacerdotal. Padre Paulo, filho desta terra, vinha todos os domingos colaborar conosco sempre com duas missas, às 8h e às 9h30; celebrava com alegria, com carinho pela cidade de Dois Irmãos e pela Paróquia. Padre Hilário, com sua caridade pastoral atendia os idosos e enfermos com maior zelo e carinho, tem de fato um carisma para este trabalho pastoral.

Nós, padres, nunca seremos unânimes em uma paróquia, sempre terá uma parcela que se identifica mais com o padre e outra que não, entretanto, a GRATIDÃO é uma riqueza da alma de qualquer ser humano. Deus não escolhe os capacitados, mas vai capacitando! E todos precisamos aprender o significado desta frase, só assim seremos mais GRATOS, saberemos valorizar o significado da palavra GRATIDÃO. O mundo, a sociedade, a Igreja, cada um de nós temos que aprender a sermos gratos aos outros não pelo que nos fazem, mas pelo que são para nós; isso faz sentido, isso nos torna mais humanos! Portanto, nossa gratidão pelos muitos anos que Padre Paulo ajudou e contribuiu com nossa Paróquia e pelos dois anos com que Padre Hilário ajudou e contribuiu. Não temos nem ouro e nem prata para recompensá-los, mas pedimos a Deus que sempre os recompensem pelo serviço e dedicação às comunidades paroquiais lhes confiadas no vosso ministério sacerdotal.

 

Confira abaixo as mudanças que atingem as paróquias nos três municípios da região:


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela