Bombeiro salva criança engasgada com pirulito em Dois Irmãos

15/09/2023
Sargento Everton Machado da Silva, que responde pelo comando do pelotão de Dois Irmãos, Priscila com o filho Murilo, e soldado Van Hattem

Sargento Everton Machado da Silva, que responde pelo comando do pelotão de Dois Irmãos, Priscila com o filho Murilo, e soldado Van Hattem

Uma criança de 2 anos e 6 meses foi salva por um bombeiro após se engasgar com um pirulito, em Dois Irmãos. O fato ocorreu no último dia 8 de setembro e teve final feliz graças à mobilização rápida da família, vizinhos e do militar, devidamente treinado para agir diante da situação.

Nesta sexta-feira (15), uma semana depois, eles se reencontraram. Junto com a mãe, Priscila Dinati, de 29 anos, o pequeno Murilo Machado Lima voltou ao quartel para visitar o bombeiro Steven van Hattem, de 27 anos, que salvou a sua vida. Com o filho no colo, Priscila relembrou os momentos de desespero vividos no último dia 8. Segundo ela, o fato ocorreu durante o meio-dia, enquanto estavam na cada da mãe dela, no bairro Floresta. “Nós estávamos preparando o almoço e o Murilo estava sentado, assistindo televisão. De repente, chamou ‘mãe’ e veio até mim, foi quando vi que ele estava engasgado”, conta ela, que imediatamente tentou ajudar o filho, mas não conseguiu. Familiares e vizinhos também tentaram e não conseguiram desengasgar a criança.

Sem tempo de esperar o socorro chegar, um vizinho levou Priscila e Murilo até o quartel do Corpo de Bombeiros. “Já tinha lido sobre outros casos nos jornais, e sabia que os bombeiros já tinham salvado outras crianças”, diz Priscila, agradecendo, emocionada, ao soldado Van Hattem. “Estávamos desesperados, achando que iríamos perder ele. O Murilo não tinha mais reação nenhuma dentro do carro, cheguei aqui me ajoelhando”, lembra a mãe. “Ele foi o anjo que salvou e devolveu o meu pequeno”, concluiu. Após o salvamento nos bombeiros, a criança passou por avaliação no Pronto Atendimento 24h. “Depois voltei aqui e agradeci”, conta Priscila, com o filho nos braços.

Bombeiro militar há mais de 3 anos, foi a primeira vez que o soldado Van Hattem atendeu a uma ocorrência como esta. Segundo ele, a mãe e a criança chegaram ao quartel por volta das 12h15. O militar estava sozinho naquele momento, uma vez que o restante da guarnição estava atendendo outra ocorrência. A família chegou buzinando, indicando que se tratava de uma emergência. Imediatamente, o soldado iniciou a Manobra de Heimlich. Segundo ele, a manobra foi realizada duas vezes, até que o menino voltou a reagir aos estímulos e a chorar. “Ele chegou aqui com muita dificuldade de respirar”, lembra o soldado Van Hattem. Para o militar, a ação é resultado dos treinamentos realizados no quartel e da dedicação em busca por qualificações constantes. O soldado conta que foi uma das ocorrências mais marcantes da sua carreira até aqui.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela